2015 S1 ETP 03 - Gilberto e Novaes levam os canecos da AS e SP

O maior campeonato amador do sul do País, o RA RACING CHAMP, teve no dia 24 de maio a realização da última etapa do semestre, com as categorias principais. As categorias SP e AS definiram seus campeões inéditos em quadro baterias de uma disputa acirrada por todas as posições, e também a chuva se fez presente novamente em uma etapa do RA.

Na categoria AS a disputa do título era de Gilberto Moises e Eduardo Guidi. Na primeira bateria o novo traçado foi o destaque, cansando os pilotos acostumados com um traçado com maiores retas. Gilberto Moises começou o domingo vencendo a primeira bateria com folga de 11 segundos. O segundo foi Giovani Novaes, seguido por Beto Chamego na terceira posição. O quarto colocado foi Carlos German e Eduardo Guidi foi o quinto, depois de largar no final do pelotão. Na sexta posição chegou Ricardo Salvador.

Para a segunda bateria, houve inversão do grid por blocos, o que misturou os pilotos e transformou as primeiras voltas em show de ultrapassagens. Gilberto Moises precisava da vitória para conseguir o título inédito da AS, e vou escalando o pelotão até o primeiro posto. Samurai Sam se manteve na frente terminando em segundo, o terceiro foi Eduardo Guidi, soberano de títulos da AS, ele precisava do segundo lugar para manter-se campeão. Ricardo Salvador foi o quarto colocado, o quinto foi Giovani Novaes e Leandro Oliveira fechou na sexta posição.

No somatório da etapa, Gilberto Moises foi o vitorioso com sobra, por vencer as duas baterias, o segundo lugar ficou com Giovani Novaes, Na terceira posição ficou Eduardo Guidi. O quarto colocado foi Samurai Sam, seguido por Ricardo Salvador em quinto, e Carlos German fechou o pódio da etapa na sexta posição.

Na classificação do campeonato, Gilberto Moises fez história no RA, sendo o primeiro piloto a conquistar títulos em categorias diferentes, ele foi campeão da categoria SP em 2014 e em 2015 faturou o título da principal categoria do RA. Gilberto terminou a competição com 169 pontos. Eduardo Guidi foi o vice-campeão, com 167 pontos, uma diferença de apenas dois pontos. O terceiro foi Giovani Novaes com 138 pontos, na quarta posição ficou Leandro Oliveira, campeão da NP em 2013. O quinto colocado foi Fernando Vieira com 124 pontos. Carlos German, Samurai Sam, Beto Chamego, Thiago Lohn e Rogério Guerra fecharam os 10 melhores pilotos da AS.

A disputa da categoria SP também estava apertada antes da última etapa. Giovani Novaes tinha apenas 1 ponto na frente de Gilberto Moises. E na primeira bateria do dia, com pista molhada, depois de forte chuva que aconteceu cerca de 5 minutos antes do treino de classificação, a vitória ficou com Giovani Novaes, abrindo mais vantagem na busca do titulo inédito. Gilberto Moises ficou em segundo, assim mantendo as chances de título na última bateria. O terceiro foi Roger Moraes, seguido por Marco Vanin na quarta posição. O quinto colocado foi Beto Chamego e Rogério Guerra fechou os seis primeiros.

A pista melhorou gradativamente da primeira para a segunda bateria, e Gilberto Moises aproveitou a chance para vencer, porém ele sofreu uma punição por cruzar as linhas brancas das canaletas de largada, caindo assim para o terceiro posto. Com isso a vitória caiu no colo de João Machado, seguido por Marco Vanin em segundo. Roger Moraes foi o quarto colocado e Giovani Novaes fez o suficiente para garantir seu título inédito com a quinta posição. Fabiano Straube cruzou a linha em sexto.

A vitória na etapa ficou com Giovani Novaes com diferença mínima para Gilberto Moises, fechando mais uma etapa da categoria mais disputada do RA. O terceiro colocado foi Marco Vanin, seguido por João Machado na quarta posição. A quinta posição no pódio ficou com Roger Moraes e Rogério Guerra foi o sexto, fechando o pódio.

Giovani Novaes foi o campeão da SP, somando 168 pontos, um título inédito. Em 2014, ele ficou com o vice-campeonato da categoria. O vice-campeão de 2015 foi Gilberto Moises, com 166 pontos, apenas dois pontos a menos do campeão. O terceiro colocado foi Roger Moraes com 148 pontos. O quarto colocado foi Marcelo Magnani, seguido por Marco Vanin em quinto e Rogério Guerra em sexto. João Machado, Beto Chamego, José Velho e Tarcisio Guedim fecharam os 10 primeiros colocados.

O RA RACING volta as pista na disputa do Endurance 5h no dia 20 de Junho, no kartódromo Internacional Beto Carrero, com a presença confirmada de mais de 30 equipes.

Por Alan Aguiar

Galeria

Vídeos

Destaque