News

Speed Kart Series leva endurance


No último dia 07 de Fevereiro a RA RACING realizou seu primeiro Endurance, com 5 horas de duração. Com uma participação acima do esperado, as inscrições subiram de 20 para 26 equipes e foram encerradas antes do prazo, cada equipe poderia inscrever até 6 pilotos, o que trouxe ao evento mais de 120 pilotos inscritos.

A largada em estilo Le Mans foi uma atração a parte, inclusive com queima de fogos para brindar o começo de uma prova de longa duração. Depois de 1 hora de prova transcorrida, a primeira posição era do kart número 3 da equipe Engelmann 77 II (Roberto Junior, Thiago Bittencourt, Eduardo Dursky, Luiz Maul, Ricardo Salvador e Jorge Fernandes), a segunda colocação estava com o kart número 1 a equipe Amigos do Kart Joinville (Frank Pereira, Ricardo Koemtopp, Ladiel Josué, Rafael Kruger, Marcelo Matos e Alexandre Saito). A equipe em terceiro era mais um kart da Engelmann, número 4, o Engelmann 77 III (Lucas Gohr, Gustavo Todescat, Jorge Fernandes, Ramon Rocha, Roberto Junior e Eduardo Dursky).

Com 2 horas de prova a Engelmann 77 liderava a prova com os karts 4 e 3, na terceira posição aparecia o kart número 7 da equipe Toro Rosso (Eduardo Guidi, Felipe Leite e Renee Gonçalves). Todos os karts eram obrigados a fazer 5 paradas, 4 delas de 3 minutos e 1 de cinco minutos, na qual cada parada modificava a classificação geral, isso sem contar as quebras, que são comuns em uma prova tão desgastante, tanto para o equipamento, quanto para os pilotos.

Com 3 horas de prova a noite caiu, a umidade trouxe ainda mais dificuldade aos pilotos, e o cansaço estava estampado em todos, pilotos e equipes. A liderança estava com o kart número 7 da Toro Rosso, seguido pelo kart 4 da Engelmann 77, e o terceiro estava o kart 3, também coordenado pela Engelmann 77.

Com 199 voltas realizadas e 4 horas de corrida, a liderança continuava com o kart 7 da Toro Rosso, na segunda posição aparecia o kart número 9, o Speed Kart Series 1 (Gabriel Maiester, Tadeu Feraso, Marcelo Martins, Gilberto Silva, Leandro Seabra e Giovani Novaes), e o terceiro colocado no momento era o kart 18 da Mario Kart Race Team (Rodrigo Oliveira, Lucas Cé e Flávio Oliveira).

Na última hora de corrida a troca da liderança foi o maior momento de emoção da prova, na volta 207 o kart 7 da Toro Rosso teve uma quebra, e assim não teve condições de brigar pela vitória, o kart 9 assumiu a liderança emtre as voltas 208 a 212. Na volta 213 foi a vez do kart 11 da Speed Kart Series 3 (Leandro Seabra, Aldori Puttkammer, Giovano Cainelli, Luiz Alves e André Franco) assumir a ponta por uma volta. O Kart 4 tornou a ser líder nas voltas 214 a 218, na sequencia foi a vez do kart 6, da Força Livre Kart Racing (Odilon Fachini, Guilherme Souza, Edio Dolzan, Thiago Rausisse e Adriano Dellagustina) liderar as voltas 219 e 220.

Com menos de 20 minutos para o encerramento da prova, a liderança ficou com o kart 9 da volta 221 a 224, até entrar no box para sua última parada, com isso o kart número 4 que dominou boa parte da prova assumiu a liderança e abriu margem de 30 segundos para vencer o Endurance, porém na volta 236 o kart quebrou quando era pilotado por Ramon Rocha e assim Leandro Seabra que estava no volante do kart 9 tornou-se o líder até cruzar a linha de chegada, levando o Speed Kart Series 1 à vitória do primeiro Endurance 5h RA RACING, com 245 voltas completadas em 5:02:02.585.

A segunda posição ficou com o kart 1 dos Amigos do Kart Joinville, na terceira posição chegou o kart 3 da Engelmann 77 II. O quarto colocado foi o kart número 4 que liderou 145 voltas durante a prova da equipe Engelmann 77 III, na quinta posição chegou o kart número 23 da CKGA Team (Jean Lana, Diogo Maul, Mario Junior, James Maul, Marcio Correa e Leandro Oliveira). O sexto a fechar o Endurance foi o kart 6 da Força Livre Kart Racing, o sétimo foi o kart 12 da Speed Kart Series 4. A oitava posição ficou com o kart 7 da Toro Rosso, seguido pelo kart 18 da Mario Kart Race Team em nono. A décima posição ficou com o kart 11 da Speed Kart Series 3, que levou o prêmio de equipe mais pesada e melhor colocada entre os 10 primeiros.

O Endurance 5h RA RACING abriu a calendário de 2015, que promete muito (inscrições para o maior campeonato amador do sul do Brasil (www.raracing.com.br)), ainda mais com a adesão de novos pilotos após o sucesso do Endurance. E para realização de uma corrida de longa duração, é imprescindível a participação de um sistema de cronometragem perfeito, e a CronoSpeed, empresa de Santa Catarina foi a responsável por esta tarefa.

Após a corrida o piloto Marcio “Cabeça” Vieira, que correu pelo kart 26 da Chamego Racing durante o Endurance, entrou na pista com seu BMW para realizar um show de drift, Marcio é campeão de diversas categorias do esporte a motor.

Por Alan Aguiar

0 comentários: