News

Tem início a temporada 2013


Foi por volta de 9h da manhã que os pilotos, mais de 60, começaram a chegar ao Kartódromo Internacional Beto Carrero, para a 1ª etapa do Campeonato RA Racing 2013. A organização estava preparada distribuindo camisetas do campeonato para os pilotos inscritos. O briefing, elogiado pelos pilotos, foi conduzido pelo Presidente da Associação Ra Racing, que organiza o evento, Renê Oliveira.

O Campeonato em 2013 foi dividido em duas categorias, na NP são 2 baterias por etapa, sendo os pilotos divididos por sorteio em dois grupos, no qual os 6 primeiros de cada bateria ganham troféus ou medalhas. Já na categoria AS, o sistema é diferente, os pilotos são divididos por sorteio em dois grupos para disputar a primeira bateria e para a segunda bateria eles são mesclados levando em conta a posição conquistada na primeira prova, isso faz com que quase todos os pilotos corram entre si, ao final das 4 baterias (2 por grupo) as pontuações são somadas, os 6 melhores do dia levam troféus.

Vamos começar a analise do domingo pela categoria AS e seu grupo A. Depois de uma largada cancelada devido a um acidente com o piloto Renee Gonçalves, a prova teve uma palavra de ordem, cautela, os pilotos se respeitaram na pista para preservar seus karts e completar a prova, o destaque foi Ramon Rocha, que largou na ponta e abriu vantagem, não sendo ameaçado por Leandro Seabra que terminou em 2º, a briga ficou reservada ao 3º lugar, entre Eduardo Guidi e Aldori Puttkammer, que fizeram várias trocas de posições de maneira limpa e acabaram empolgando o público presente no kartódromo, porém Aldori venceu a disputa cruzando a linha de chegada em 3º. Vale ressaltar a bela corrida de recuperação de Alan Becker, que largando de 13º, ganhou 7 posições e terminou em 6º. Renee Gonçalves fechou os 6 primeiros com o 5º lugar.

A bateria da AS, Grupo B, foi cheia de emoções, em uma disputa volta a volta pela primeira posição, Gilberto Moises, Ricardo Salvador e Carlos Rosin brigaram pela ponta da bateria, sendo esta só definida na ultima volta. Gilberto Moises ficou com a vitória e Ricardo Salvador com o segundo lugar, depois de ganhar 8 posições na prova, Carlos Rosin fechou os 3 primeiros. Mas a competição acirrada não se resumiu a isso, Leonardo Ventura, Marco Brasil e Gabriel Meister andaram muito próximos a bateria toda e só no final da prova que Leonardo Ventura abriu pequena vantagem para assegurar-se em 4º, Marco Brasil cruzou a linha em 5º, seguido por Gabriel Meister.

No final do dia, a categoria AS voltou à pista para mais duas baterias, o problema foi a forte chuva que caiu sobre o kartódromo, deixando a pista um verdadeiro sabão. As disputas diretas por posição diminuíram, a regra agora era atacar no erro do adversário.
Pelo Grupo A1, Ramon Rocha venceu a bateria novamente, mostrando ser um dos favoritos ao título de 2013, quase 5 segundos atrás veio Gabriel Meister que não cometeu erros para chegar em 2º. Renee Gonçalves mostrou ser constante e fechou a prova em 3º. Ricardo Salvador terminou em 4º e passou a ocupar uma boa posição na pontuação geral. André Muller fez uma prova incrível, largando de 13º, ele cruzou a linha em 5º e mostrou que sabe pilotar na chuva. O 6º lugar ficou nas mãos de Marcos Carcereri que melhorou sua pontuação geral.

Pelo Grupo B2 a chuva continuou caindo e a experiência dominou a prova, que foi vencida pelo piloto de Florianópolis Fabio Miranda, ele largou na 9ª posição para vencer. Carlos Rosin novamente terminou entre os 3 primeiros, agora em 2º e se consolidou entre os primeiros da tabela. Alan Becker fechou o pódio em 3º muito próximo da 2ª posição. Gilberto Moises que havia vencido sua primeira bateria terminou em 4º e se manteve entre os primeiros do campeonato. Edmar Becker mostrou que automobilismo não tem idade, e quanto mais experiente melhor, o piloto mais velho entre os competidores deu um verdadeiro show para ganhar 10 posições e terminar a prova em 5º. Leandro Seabra chegou em sexto e somou bons pontos no campeonato.

Na classificação geral, depois da primeira etapa, Ramon Rocha completou 93 pontos, Gilberto Moises 84 e Carlos Rosin 81. Já no campeonato por equipes, a Speed Kart 1 (Marco Brasil e Gabriel Meister) está com 150 pontos, seguidos de perto pela RM Motosports (Carlos Rosin e André Müller) com 149, a 3ª equipe é Toro Rosso (Eduardo Guidi e Renee Gonçalves) com 145.

A categoria NP teve duas baterias no domingo, a primeira bateria teve um show de Gustavo Souza, que largou em primeiro e simplesmente sumiu na liderança e só administrou a vitória. Já a briga pelo 2º lugar foi bastante movimentada, Bruno Boehm, Norberto Will, Juliano Santos, Alan Aguiar e Leonardo Oliveira, brigaram durante a prova com várias trocas de posições. Ao final da prova, foi Bruno Boehm que terminou em 2º, a 3ª posição foi de Leonardo Oliveira, que largou em 4º, mas perdeu muitas posições na largada e fez grande corrida de recuperação, a 4ª posição foi de Norberto Will que largou no final do pelotão em 14º, a 5ª posição foi surpreendente com Alan Aguiar, que fez uma corrida segura, largando em 10º e fazendo ultrapassagens importantes para conquistar o 5º lugar, fechando os premiados da bateria A da NP, Priscila Scaniello que acabou em 6º, mesmo com problemas em seu kart.

A bateria B da NP também trouxe fortes emoções, a vitória foi de Luiz Oliveira, que agora conquista sua segunda vitória seguida, depois da vitória na Copa R2 Autos RA Racing em 2012. A 2ª posição ficou com Fabio Miranda, único piloto que disputa as duas categorias, NP e AS. A 3ª posição ficou na mão de Luiz Pedro, que fez uma prova com boas ultrapassagens, saindo da 8ª posição. Roberto Moura largou em 13º e fez uma prova de recuperação sensacional, terminando em 4º. Adésio Mathies, 3 vezes vencedor no Kartódromo do Beto Carrero, fez uma prova conservadora, sem correr riscos para terminar em 5º. Na 6ª posição e ganhando medalha ficou Adriano Silveira que largou em 10º e buscou posições para terminar em 6º.

Na tabela de classificação, Gustavo Souza tem 46 pontos, Luiz Oliveira 45 e Fabio Miranda com 42. Já no campeonato por equipes, a L. Oliveira Racing (Luiz Oliveira e Leandro Oliveira) somam 83 pontos, a Tainha’s Racing (Gustavo Souza e Jadson Bernardo) tem 73 pontos, e JBG Racing Team (Bruno Boehm e Juliano Santos) somam 73.

Por fim, a Mormaii, um dos parceiros do campeonato, sorteou o celular Tank e o vencedor foi o piloto da equipe Just Racing, Alan Aguiar, veja o vídeo da entrega do prêmio na Seção Vídeos. A próxima etapa do Campeonato RA Racing 2013 acontece dia 17 de março (domingo) no Kartódromo Internacional Beto Carrero e promete fortes emoções!

Para ver tudo que aconteceu na primeira etapa acesse a Seção Vídeos e Subseção Etapas.

Por Alan Aguiar e Renê Oliveira

0 comentários: