News

As 12 horas mais longas da história

No dia 22 de novembro de 2022, o Kartódromo Internacional Beto Carrero recebeu a última etapa do CEKI 2022, o Endurance Beto Carrero 12 Horas, a vigésima sétima prova de endurance na história da RA RACING. O Grid inédito e histórico foi composto de 85 karts, mais de 600 pilotos, de diversos estados como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Além de pilotos estrangeiros. A marca de 85 karts com o mesmo chassi e ao mesmo tempo rendeu o título de maior prova de kart do mundo.

Os temporais na região do litoral catarinense começaram na madrugada do sábado. A prova teve início na hora marcada, porém em regime de bandeira amarela. Durante as 5 horas de prova, aconteceram três bandeiras vermelhas por conta da quantidade de chuva que caíra na região, foram mais de 120 mm de chuva na região de Penha em um intervalo de seis horas.

Com a falta de condição para a prática do esporte, a organização decidiu adiar a prova. O encerramento do CEKI 2022 foi postergado para o dia 18 de março de 2023. Mesmo com o adiamento a organização manteve a festa que contou com todos os integrantes das equipes participantes.

Passados cinco meses, a última prova do CEKI 2022 foi realizada. Agora com tempo seco do inicio ao fim. O grid foi mantido, o mesmo de novembro de 2022, porém largaram 73 karts. A pole position ficou com o kart 51 da HAWK MOTORSPORT, a segunda colocação no grid ficou com kart 24 da CECCATO RACING e fechando os três primeiros a equipe KARTCAM POWERTEAM com seu kart 65.

A largada aconteceu pontualmente às 9 da manhã, a prova tinha seis equipes lutando diretamente pelo título, ALLIGATORS BODEBROWN que liderava o campeonato geral, FLORIPA/KMKZY/CKGA, MDK IG ENERGIA, RA KART e, correndo por fora, a TARTARUGATORS RACING e a campeã de 2021 UNIKART RACING/T-LAP.

Por mais que tenha sido a última prova do ano, a conduta dentro de pista foi limpa. O CEKI conta com 8 câmeras que são vistas pelos comissários e direção de prova, além do SPP (SISTEMA DE PONTOS DE PUNIÇÃO). Cada piloto no CEKI tem uma carteira virtual e nesta carteira são inseridos pontos de forma automática, caso o piloto seja advertido ou penalizado durante as provas. O sistema se mostrou eficiente e diminuiu muito a quantidade de infrações durante a competição. Durante a temporada o piloto que obter 20 pontos, fica fora da próxima prova.

Durante a prova foram distribuídos pontos extras. O kart 34 da ALLIGATORS BODEBROWN recebeu 3 pontos por hora de prova liderada, ainda com relação a horas de prova lideradas, as equipes FLORIPA/KMKZY/CKGA, RA KART e UNIKART RACING/T-LAP receberam cada uma 2 pontos. Já as equipes CANDY SHOP RNK TEAM e SALVA RACING/FKART WAY receberam 1 ponto cada. A primeira posição da prova flutuou entre as equipes que receberam pontos extras e também por equipes, como a TARTARUGATORS RACING e MDK IG ENERGIA. A melhor volta da prova foi do kart 4 da equipe MDK IG ENERGIA que tinha o piloto Wilson Lazzaris na condução.

Ao entrar na meia hora final de prova houve uma interferência elétrica muito forte no laço de cronometragem e com isso a cronometragem sinalizou à direção de prova que a competição deveria ser paralisada. A direção de prova prontamente sinalizou bandeira vermelha.

Após alguns minutos a interferência foi eliminada e a cronometragem foi restabelecida. A direção de prova seguiu a risca o regulamento do CEKI 2022 e remontou o grid com 73 karts em tempo recorde. Segundo o regulamento da competição, em paralisações que ocorrem por questões adversas, e que não tem ligação com atendimento médico (entrada da ambulância e equipe médica na pista), o relógio da prova continua a funcionar. Porém, além do tempo de 12 horas, a prova só pode ser encerrada após o tempo regulamentar e mais 3 voltas. Diante disso, a relargada foi realizada e todos os competidores tiveram 3 voltas para buscar posições melhores. Na relargada os kart ALLIGATORS BODEBROWN 31 e FLORIPA/KMKZY/CKGA 72, primeiro e segundo respectivamente, estavam na mesma volta. O cenário acabou trazendo maior emoção para, como os pilotos apelidaram o evento: As 12 horas mais longas da história.

Nas últimas voltas o kart ALLIGATORS BODEBROWN 31, pilotado por André Martinho conseguiu se distanciar do kart FLORIPA/KMKZY/CKGA 72 e cruzou a linha de chegada menos de 2 segundos a frente do kart 72. O TARTARUGATORS RACING 62 mesmo tendo ultrapassado o kart 72 nas últimas voltas não conseguiu descontar a volta de vantagem que o FLORIPA/KMKZY/CKGA 72 havia conquistado antes da paralisação. O resultado conquistado pela TARTARUGATORS RACING é marcante para a equipe, que para 2023 buscou reformular seu grupo.

O quarto colocado da prova foi o kart 82 da SALVA RACING/FKART WAY, o quinto foi o kart 65 da KARTCAM POWERTEAM, o melhor resultado da equipe até o momento. As posições em sequência foram preenchidas pelas seguintes equipes: RA KART 18, P1 RACING 10, KSA RACING 92, MDK IG ENERGIA 7, OS RENEGADOS 28.

Além da competição geral, o CEKI conta com a competição de equipes com um único kart. A vencedora da prova nessa categoria foi a equipe paulista e estreante OS RENEGADOS.

Com a bela prova realizada pela equipe ALLIGATORS BODEBROWN, o título inédito foi confirmado para o kart 31. A ALLIGATORS BODEBROWN, equipe paranaense, agora figura na lista seleta de campeões de um dos maiores campeonatos de kart do Brasil. Os três primeiros na classificação geral foram: ALLIGATORS BODEBROWN 31 com 255 pontos, FLORIPA/KMKZY/CKGA 72 com 228 pontos e TARTARUGATORS RACING 62 com 212 pontos.

Já a categoria de equipes com karts únicos teve uma nova campeã. Em 2021 a KAMIKART foi a vencedora. Para 2022 a TKT, equipe formada por apenas dois pilotos foi a campeã. Em segundo lugar figurou o kart 24 da CECCATO RACING e por fim, a KAMIKART foi a terceira colocada.

Por fim, o CEKI 2022 conclui a temporada, a mais longa da sua história. O CEKI 2022 teve 1731 pilotos credenciados em suas quatro etapas e contou com 100 karts na disputa pelo campeonato.

A RA RACING retornará em 2023 com quatro etapas do CEKI, além do Festival Sul-Brasileiro de Kart Indoor. A grande novidade será o Troféu Beto Carrero, um endurance profissional com 12 horas de duração, com data marcada para 15 e 16 de dezembro.

Fotos: Eduardo Beltrame

Para mais informações sobre o CEKI, acesse www.ceki.com.br
REGULAMENTOS: https://www.ceki.com.br/p/regulamentos.html
ARQUIVOS: https://www.ceki.com.br/p/arquivos.html
VALORES: https://www.ceki.com.br/#price
CADASTRO e INSCRIÇÃO: http://sistema.raracing.com.br/visitante/ceki
VÍDEOS 2022: RA RACING TV YOUTUBE

Veja como foi a quarta etapa de 2022:

0 comentários: