News

A RA RACING e o maior evento de kart do planeta


Em 2017 o Kartódromo Internacional Beto Carrero foi, até então, o palco do maior evento de kart do planeta. Na oportunidade a CBA, Kartódromo e FAUESC receberam uma homenagem da FIA pelo feito. Porém, um evento como o Brasileiro de Kart não se resume à quantidade de participantes, precisamos nos atentar as pequenas peças que fazem essa engrenagem trabalhar da melhor maneira possível. Este texto foi redigido para fazer uma pequena homenagem a algumas dessas peças. Há mais de 10 anos a RA RACING busca melhorar o cenário do kartismo, tanto com seus eventos, quanto na formação de comissários em diferentes áreas: administrativas, desportivas, marketing, etc.

Muitos dos iniciados na RA RACING hoje auxiliam inúmeros eventos pelo Brasil e isso acontece há muitos anos, com participações em provas como Desafio das Estrelas, 500 milhas, Brasileiro, Copa Brasil, Sul-brasileiro, Copa das Federações, Top Kart Brasil, campeonatos regionais e sem contar inúmeros eventos de kart indoor realizados em vários estados do Brasil.

Em 2017 a gerencia operacional do Campeonato Brasileiro ficou nas mãos do Rafael Barni que foi peça importante para o andamento do evento. Alecsandro Bohm, Ari Pereira, Assírio Ramthum, Gabriel Amaral e Renê Oliveira também foram alguns dos envolvidos no evento. Em 2021 o Brasileiro de Kart voltou para Santa Catarina, mais precisamente, para o Kartódromo Internacional Beto Carrero, que hoje conta com nova gerencia. Douglas Ferreira e Jonni Janke encabeçaram as mudanças administrativas do kartódromo para receber a nova edição do Brasileiro de Kart, além disso, Rafael Barni voltou a figurar na função exercida em 2017.


Anteriormente citamos alguns dos eventos que a RA RACING esteve envolvida, no Brasileiro de Kart de 2021 o cenário não foi diferente, porém dessa vez, figuras novas surgiram e mostraram por que o trabalho realizado aqui é diferenciado. Vale lembrar que todos aqui citados fazem parte da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina, presidida por Admir “Niki” Chiesa. Niki entendeu que o trabalho realizado pela RA RACING só tem a auxiliar a federação e que ambas as entidades, o clube RA RACING e a Federação, estão andando para o mesmo lado.

Diante do cenário exposto, o Brasileiro de Kart de 2021 teve uma participação maciça de peças importantes da RA RACING. Como diretor de prova adjunto o Brasileiro teve Alecsandro Bohm, diretor de prova de todos os eventos da RA RACING (e inúmeros eventos já citados anteriormente) e que mostra sua competência a cada dia, logo o veremos em outras categorias. Ainda na esfera do comissariado, tivemos Gabriel Souza, que nos últimos anos vem se mostrando cada vez mais importante e indispensável para a RA RACING. Gabriel Souza figurou como Chefe de Pista e foi muito elogiado por sua competência e comprometimento.


Paulo Gomes que recentemente se juntou a RA RACING trabalhou ativamente com a CBA na analise das ocorrências de pista por meio de vídeo. Paulo Gomes também elogiado, por muitos anos buscou espaço nesse cenário, mas só agora pode mostrar seu trabalho. Já o Pré-Grid foi comandado pela dupla Gabriel Amaral e Bene Spengler. Gabriel Amaral está com a RA RACING há anos e sempre exerceu seu papel com muita qualidade, no Brasileiro não foi diferente. Bene Spengler, em 2017 foi extraordinário na pista, com a conquista da pole, de 3 vitórias e o título da F4 SS. Após sua história como piloto, Bene passou a integrar a equipe de comissários da RA RACING e em 2021 participou do Brasileiro de kart do lado de fora da pista, porém com a mesma maestria exercida quando guiava seu kart.

Ari Pereira novamente participou de um campeonato Brasileiro, porém ficou responsável por uma das funções mais complexas do evento. Ari exerceu sua função com extrema competência o que gerou elogios de muitos pilotos e membros da CBA, inclusive citado no discurso de agradecimento de Ricardo Molina, responsável pelo planejamento e execução da parte técnica dos eventos organizados pela CBA. Já o responsável pela parte administrativa do evento foi Assírio Ramthum, Assírio também atua na administração da FAUESC e na operação dos eventos da RA RACING.

Além da parte desportiva e da gerencia do Brasileiro, a RA RACING esteve presente na transmissão do evento. Alan Aguiar foi a voz do maior evento de kart do planeta! Alan Aguiar narrou todas as 75 provas realizadas, junto a CATVE e SPORTV. O evento de 2021 superou o realizado em 2017, tanto em quantidade de participantes, quanto em interações nas redes sócias e nas transmissões ao vivo.


Precisamos agradecer e parabenizar o Kartódromo Internacional Beto Carrero, pelo belo trabalho que foi realizado durante todo o ano de 2021, tanto no Brasileiro, quanto nos eventos que a RA RACING realizou nessa parceria de 10 anos. Também devemos parabenizar a FAUESC por esse novo olhar sobre o kart, por entender que todos nós estamos remando para o mesmo lado, parabéns e obrigado!

Também devemos parabenizar o trabalho da CBA e do vice-presidente Maicon Bruggmann, que começou a competir no kart nos eventos da RA RACING. Além disso, nosso muito obrigado!

Por fim, este texto serve para ilustrar o trabalho realizado por todos esses atores aqui citados, mostrar que todos nós estamos em busca de melhorias, de aprendizado e um cenário mais profissional e eficiente. Nós da RA RACING queremos agradecer e parabenizar cada um de vocês que representaram nossa entidade com a maior competência possível, com garra e determinação – Nós temos muito orgulho de todos vocês, PARABÉNS E MUITO OBRIGADO!

Que 2022 seja um ótimo ano para todos nós, Entidades e Pilotos!

0 comentários: