News

Entrevista - Fabio Berns


A nona edição da série de entrevistas com as equipes que disputarão o ENDURANCE BETO CARRERO 12 HORAS, é com a atual líder do CEKI 2019, Unikart, que é representada por Fabio Berns.

RA RACING INTERVIEW: Fabio, poderia nos contar como surgiu a equipe e o caminho percorrido até aqui?
FABIO BERNS: A Equipe Unikart Racing Team surgiu dentro do Campeonato Unikart que existe desde 2007. No ano de 2011 teve no Kartódromo Beto Carrero uma prova de 500 milhas profissionais. Alguns integrantes do campeonato resolveram assistir a corrida que tinha a participação de estrelas do automobilismo nacional. Alguns amigos que também participavam do Campeonato Unikart disputariam a corrida. Esta prova despertou o interesse do grupo em participar de provas de endurance. No ano seguinte por interesse do grupo e incentivo de amigos (de equipe adversária: Maul e Roberto Júnior) criamos a equipe e disputamos 2 provas de 5 horas de duração no Kartódromo Beto Carrero e as 500 Milhas Rental Kart na Granja Viana em SP.
Na época nós fomos informados que seríamos mordidos pelo “bichinho do endurance”, rsss pura verdade.

RARI: Qual foi o melhor e pior momento da história da equipe?
FB: Certamente tivemos alguns momentos que consideramos especiais como o primeiro pódio (5º lugar no Raceland debaixo de chuva), mas a partir disso começamos a almejar mais. Alguns pódios vieram antes da tão sonhada e almejada 1ª vitória (na época era o maior endurance do sul, a 6h RA no Beto Carrero). Após isso, ficamos um bom período sem vitórias, somente alguns pódios, não que isso seja ruim. Em junho de 2018 com a equipe desfalcada, mas com pilotos inspirados, veio a 2ª vitória. Até aquele momento uma das mais apertadas corridas, pois do 1º ao 4º lugar estavam todos na mesma volta. Com direito a uma ultrapassagem emocionante assumindo a liderança da corrida nos momentos finais da prova. Iniciamos o ano muito fortes já com uma vitória na 1ª etapa do CEKI. Recentemente nas 24 horas Rental em Interlagos tivemos uma excelente participação estando no pódio nas 12hrs. Não costumamos guardar piores momentos, apenas aprender com nossos erros e tentar melhorar. Tenha certeza que aprendemos muito desde o início e em cada prova que participamos temos novas lições.

RARI: Como a equipe se organiza para o ENDURANCE BETO CARRERO 12 HORAS?
FB: Estrutura para pilotos, pessoal de apoio, cronometristas com área para descanso e alimentação no box. Cada integrante já está habituado com suas funções, mas é sempre necessário rever alguns procedimentos. Em relação a treinos, alguns integrantes do time são de outras cidades e não participam no Campeonato Unikart, mas competem em outras provas e estão sempre treinando. Os demais, frequentemente estão na pista praticando com o grupo.

0 comentários: