News

Engelmann vence o Endurance 6 Horas


A RA RACING realizou no último dia 9 de setembro o terceiro Endurance em 2017, o nono Endurance de sua história. Mantendo o tempo seco que aconteceu nos dois primeiros Endurance do ano, e com isso os pilotos puderam aproveitar ao máximo os karts do Kartódromo Internacional Beto Carrero, que mostraram uma grande qualidade na equalização.

O treino classificatório aconteceu às 10h e os cinco primeiros receberam troféus, uma inovação para os últimos dois Endurance do ano. Porém apenas os três primeiros pontuaram. O terceiro lugar ficou com Frankwillians Sena, levando o kart #28 OpenKart, no segundo posto ficou com Geyson Assuncao no volante do kart #40 FULLKART e o pole position, faturando assim pontos extras importantes para o campeonato de Endurance, foi Gustavo Todescat com o kart #12 Engelmann 77.

A largada aconteceu 12h55, 5 minutos antes do horário oficial de largada, marcado para 13h. Infelizmente sem a transmissão ao vivo, mas com narração de Alan Aguiar e comentários de Rafael Demmer para todos os presentes no kartódromo. A produção da RA RACING gravou todo o evento e em breve será publicado no canal da RA RACING no Youtube.

Com uma hora de prova, cerca de 50 voltas disputadas, a primeira posição estava com o kart #41 FULLKART, que ganhou um ponto extra pela liderança na primeira hora. O segundo posto era do kart #12 Engelmann 77, e na terceira posição era do kart #17 Speed Kart Series.

Na segunda hora os primeiros continuam os mesmos, mas em posições diferentes. O primeiro era o #17 Speed Kart Series, ganhando um ponto extra, com exatas 100 voltas completadas. O kart #12 Engelmann 77 estava em segundo e na terceira posição aparecia o kart #41 FULLKART, buscando se manter entre os lideres. Os três primeiros já tinham uma parada obrigatória realizada.

Na metade da prova e com cerca de 150 voltas, a primeira posição e o ponto extra foram para #12 Engelmann 77, começando um grande período de domínio. O segundo posto estava com o #17 Speed Kart Series que continuava entre os ponteiros, e mantendo na terceira posição tínhamos o kart #41 FULLKART com uma prova muito segura entre os lideres. Todos com duas paradas realizadas.

Com quatro horas de prova, com muitas equipes com estratégias bem diferentes, a primeira posição continuava o kart #12 Engelmann 77. A segunda posição era do kart #17 Speed Kart Series. E na terceira posição estava o kart #35 Fast Lap/RNK Endurance Team que fazia uma prova excelente.

Quando a prova completou cinco horas, a primeira posição continuava com o kart #12 Engelmann 77, ganhando assim o terceiro ponto extra, a segunda posição era do kart #17 Speed Kart Series e na terceira posição estava o kart #37 Força Livre/MDK. Os três primeiros já tinham parado quatro vezes.

No final da prova a décima posição ficou com o kart #25 Engelmann 77/Monaco, a nona posição ficou com o kart #28 OpenKart, o oitavo posto foi do kart #33 Alligator's Arm Karting. No sétimo lugar e muito perto do pódio ficou o kart #22 Turbulência Kart Team, o pódio foi aberto pelo kart #41 FULLKART que garantiu o lugar no pódio com uma estratégia diferente na ultima hora de prova. A quinta posição ficou com o kart #35 Fast Lap/RNK Endurance Team, com a melhor posição conquistada pela equipe. A quarta posição ficou com o kart #3 Joinkart, que começou a etapa na liderança do campeonato. O top 3 teve como terceiro lugar o kart #4 Joinkart conseguindo pelas segunda etapa consecutiva de endurance colocar dois karts no pódio. A segunda posição ficou com o #17 Speed Kart Series em uma prova muito constante, fazendo duas ultrapassagens nas últimas 20 voltas.

O grande campeão do endurance foi o kart #12 Engelmann 77 conquistando assim o tetra campeonato para a equipe sediada em Joinville, com a vitória a equipe se isola com quatro títulos. O kart #12 Engelmann 77 ainda fez a melhor volta do evento e mais número de voltas na liderança.

Os prêmios extras do evento foram para o kart #37 Força Livre/MDK com a melhor parada nos boxes, com 5 minutos e apenas 281 milésimos. O kart #33 Alligator's Arm Karting foi premiado pelo maior peso médio entre os 15 primeiros colocados e o kart #18 Unikart Racing venceu por equipe com maior idade média, com 52 anos de muita experiência no kart.

A RA RACING ainda fez uma menção honrosa a brilhante participação do kart #55 34 TPM Endurance Team, a primeira equipe 100% feminina a participar de um Endurance da RA.

Com três Endurances de 6 horas realizados em 2017, o inédito campeonato de equipes tem como líder a #12 Engelmann 77 com 215 pontos, a segunda posição é do #3 Joinkart, somando 198 pontos. Com a mesma pontuação a terceira posição é da #17 Speed Kart Series. O quarto colocado é #33 Alligator's Arm Karting com 190 pontos, a quinta posição é da #4 Joinkart somando 175 pontos, e fechando os seis melhores está a #5 Força Livre/MDK com 171 pontos.

O próximo Endurance acontecerá em dezembro, no dia 2 e será a décima edição do evento, o segundo Endurance de 12 horas e o maior evento do kartismo no sul do Brasil. O evento ainda tem inscrições abertas e contará com mais de 40 motores HONDA novos e karts carenados.

Por Alan Aguiar

0 comentários: