News

Entrevista - Roger Moraes


A RA Racing Interview conversou com o campeão brasileiro de kart indoor na categoria Super Pesados de 2011. Roger Moraes hoje é o atual segundo colocado na categoria SP no campeonato RA Racing de 2013 e está empatado com o líder Marco Brasil. Nesta entrevista ficamos sabendo um pouco mais sobre Roger e suas expectativas frente ao campeonato deste ano.

RA Racing Interview: Você tem uma história vitoriosa dentro do automobilismo, conte a equipe do RA Racing Interview como foi sua história até a entrada no RA Racing Champ 2013, e por que você decidiu entrar na competição?

Roger Moraes: Meu pai sempre gostou muito de automobilismo, não perdíamos uma corrida do Senna na época. Com isso, ele me colocou para andar de kart em 1993, eu tinha oito anos de idade, naquele ano participei do Campeonato Catarinense pilotando um Cadete meu melhor resultado foi um quarto lugar, me lembro até hoje da ultrapassagem dupla e histórica na curva 1 da pista dos ingleses em cima dos irmãos Mário e Maycon. Depois deste ano, só andávamos com os nossos karts no kartódromo dos Ingleses e em pistas de kart indoor.

Já em 2006, participei de algumas provas de Rally de Regularidade na categoria Máster, evento este organizado pela FAUESC. Usávamos só um aparelho (trip) para aferir o carro. Conseguimos uma vaga na categoria Graduados para 2007. Nesse ano obtivemos algumas vitórias e acabamos sendo Vice-Campeões Catarinense.

Fiquei parado uns dois anos, até a abertura do Podium Kart Indoor em dezembro de 2009, voltei a andar, começamos a chamar os ponteiros da pista para andar junto, alguns deles andam no RA Racing: Adriano Francallaci, Ricardo Lins, Leandro “Leleco”, Eduardo Guidi, Renee Mussi e Leonardo Ventura.

Em 2010 participei pela primeira vez de um campeonato de Kart Indoor. Me inscrevi na categoria Master – 80kg do Brasileiro de Kart Indoor, na época estava com 115kg e dos 140 pilotos cheguei em 86°. A partir daí comecei a levar o esporte a sério, já em 2011 me inscrevi com antecedência na Super Pesados, foi então que levantei a taça de Campeão Brasileiro de Kart Indoor o primeiro de SC. No ano seguinte me classifiquei em segundo para a final, mas meu kart quebrou e não consegui defender o título.

Decidi participar no RA Racing Champ 2013, por ser um campeonato de amigos e próximo de casa e para manter a o motor aquecido.

RARI: Com a criação da categoria SP, você pode disputar a ponta da prova com mais frequencia pelo aumento do lastro. Atualmente está empatado na primeira posição, o que tem em mente para buscar a primeira posição e o titulo?

RM: Sim, com a criação da categoria SP as condições de vitorias e quem sabe um titulo ficaram reais. Estou animado com os resultados, venho evoluíndo a cada prova, fiz um sexto, um segundo e um primeiro lugar. Com isso, empatei de vez no atual líder Marco Brasil, e para conquistar o titulo, espero ter sorte nos sorteios de kart, uma adaptação rápida e trabalhar em equipe na pista para poder gozar das oportunidades e ai sim levar o titulo.

RARI: Recentemente você pintou seu capacete, conte-nos quais são os significados das cores e do desenho feito.

RM: Eu como um bom patriota e fã de Ayrton Senna, pensei em fazer uma réplica, mas ficaria sem a minha identidade. Entrei em contato com Thiago Amorim da TMA Desing – RJ para que criasse uma pintura exclusiva com as cores do Brasil e do capacete do Senna com o “S” na parte de trás do casco para poder homenagear-lo.

RARI: Qual é a sua opinião sobre o campeonato de 2013, quais são os pontos positivos e negativos? Pretende continuar a correr na temporada 2014?

RM: Por ser o primeiro ano da RA Racing, estão indo muito bem, sempre atentos as sugestões dos pilotos e buscando a evolução do campeonato a cada etapa. O item a ser alterado poderia ser a pesagem do kart, que hoje é realizado somente com os pilotos, a minha sugestão é a seguinte: vocês deveriam estipular um peso mínimo kart e piloto e pesar na hora da corrida, acredito que seja mais rápido e fácil. O que também se pode melhorar e muito é a mecânica dos karts, sei que é função do kartódromo, mas deixam muito a desejar, afinal, estamos falando do Kartódromo Internacional do Beto Carrero.
Quanto a temporada de 2014, pretendo continuar participando!

RARI: Logo estará competindo no Campeonato Brasileiro de Kart Indoor, qual sua expectativa para este ano? Acredita que tem chances de repetir o resultado obtido em 2011?

RM: Espero sair de lá com o bi-campeonato. Acredito que tenho grandes chances de trazer o titulo, afinal o atual campeão foi para a pesados e isso já ajuda bastante. Espero ter sorte no sorteio dos karts e não me envolver em acidentes na pista e andar forte.

Frase inspiradora: ” Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros.”-
Ayrton Senna

0 comentários: