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REGULAMENTO PARTICULAR TÉCNICO / DESPORTIVO

1 - INFORMAÇÕES PRELIMINARES
1.1 - A ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA RA RACING KART AMADOR, de acordo com o CODE SPORTIF INTERNATIONAL DE LA FIA - CDI, o RÈGLEMENT INTERNATIONAL DE KARTING - RIK/CIK, CÓDIGO DESPORTIVO DO AUTOMOBILISMO - CDA 2018, REGULAMENTO NACIONAL DE KART - RNK 2018 e este Regulamento Particular com a supervisão da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina - FAUESC realizara a primeira etapa da COPA LITORAL 2018.

1.2 - Campeonato será realizado em etapa única.

1.3 - Data: 16 e 17 de fevereiro de 2018.

1.4 - Cidade: Florianópolis, Santa Catarina.

1.5 - Extensão da pista: 1.060 metros.

1.6 - Local: Kartódromo Internacional dos Ingleses.

1.7 - Sentido da pista: anti-horário.

2 - CATEGORIAS / VALORES DE INSCRIÇÃO
2.1 - Para a participação é necessário o preenchimento e assinatura da ficha de inscrição com os dados completos do piloto ou responsável que pode ser realizada eletronicamente (conforme divulgação) ou diretamente na secretaria do kartódromo até dia 16 de fevereiro de 2018.

2.2 - É necessário a apresentação da Cédula Desportiva da modalidade Kart válida para o ano vigente da competição.

2.3 - O piloto deve ter sua Cédula Desportiva compatível com a categoria que realizou a inscrição, conforme RNK 2018.

2.4 - O Agrupamento poderá ser feito ou não pela direção de prova somando-se categorias até o limite de pista, inclusive para treinos livres para até 20% acima do limite conforme CDA.

2.5 - O piloto poderá inscrever-se em mais de uma categoria, desde que atenda as exigências de cada uma delas.

2.6 - Categorias, pesos, valores e demais informações:
CATEGORIASPILOTOSPESOINSCRIÇÃOMOTORTOTALCOROACOMBUSTÍVEL
F4Mirim
Cadete
103 KgR$ 150,00R$ 250,00R$ 400,00Pinhão/20
Coroa/63
Gás. Pódium
PRÓPRIA
125ccJunior Menor
Novatos
Graduados
Sênior
170 KgR$ 300,00PRÓPRIOR$ 300,00Pinhão/10
Coroa/74
Gás. Pódium
PRÓPRIA (25X1)
F4 Graduadosaté 38 anos185 kgR$ 250,00R$ 350,00R$ 600,0039
UNICA
Gás. Pódium
PRÓPRIA
F4 Sênior+ de 38 anos185 kgR$ 250,00R$ 350,00R$ 600,0039
UNICA
Gás. Pódium
PRÓPRIA
FT 250185 KgR$ 250,00PRÓPRIOR$ 250,00RPPEtanol/Álcool
PRÓPRIO
3 - COMBUSTÍVEL
3.1 - O Piloto deverá comparecer para a Tomada de Tempo e Baterias com o tanque devidamente abastecido.

3.2 - O combustível estará sujeito a vistoria com sensor de aditivos a qualquer tempo e em caso de adulteração será efetuada a desclassificação técnica do piloto.

4 - PNEUS
4.1 - O piloto deve ter 01 (um) jogo de pneus novos ou usados homologados que serão lacrados para a TOMADA de TEMPO e BATERIAS, permitido uso das marcas MG e SPEED, ambos vermelhos.

4.2 - Todo Piloto deve trazer também um 01 (um) jogo de pneus de chuva, novos ou usados.

4.3 - Pneus NOVOS poderão ser adquiridos no Kartódromo, na Secretaria do Evento.

4.4 - Qualquer adulteração constatada nos pneus em vistoria técnica implicara na punição do piloto e com a invalidação para a utilização da TOMADA DE TEMPO ou BATERIAS. O Piloto será desclassificado e estará sujeito a outros sansões definidas pela FAUESC.

4.5 - Caso o piloto venha a utilizar em seu kart pneus de outro piloto participante, o piloto em questão será desclassificado da competição, independentemente de outras sanções.

4.6 - A FAUESC e o Clube Organizador não terão qualquer responsabilidade civil ou criminal, em função da qualidade dos pneus adquiridos e/ou apresentados para as competições. Essa responsabilidade será única e exclusiva do Piloto participante e do fabricante.

4.7 - Caso haja a necessidade da troca de pneus slick pelos de chuva durante a bateria, o processo será realizado após a paralisação da bateria, sinalizada pelo Diretor de Prova por meio de bandeira vermelha. A troca deve ser efetuada no grid de largada, fica proíbido qualquer tipo de manutenção, também não será permitida a inversão das rodas.

4.8 - Todas as categorias deverão usar composto do tipo vermelho.

4.9 - Importante: A troca de pneu(s) por avaria somente poderá ser efetuada se autoriza pelo Comissário Técnico.

5 - MOTOR ALUGADO
5.1 - O motor será fornecido pela PEIN PREPARAÇÕES, também denominada, Motores Guinter. O pagamento deverá ser feito na Secretária do evento.

5.2 - Os motores serão sorteados em todas as categorias que utilizem motores alugados pela PEIN PREPARAÇÕES.

5.3 - O sorteio dos motores será realizado pela empresa fornecedora dos motores, pilotos e equipes devidamente inscritos no campeonato poderão acompanhar o processo.

5.4 - O motor locado é de inteira responsabilidade do piloto ou representante legal desde o momento que recebeu, até a entrega e inspeção do mesmo.

5.5 - Fica sob reponsabilidade da empresa fornecedora dos motores o controle e a cobrança de qualquer dano ocasionado por mau uso do equipamento locado.

6 - TREINO CRONOMETRADO / TOMADA DE TEMPO
6.1 - Somente participarão dos TREINOS OFICIAIS os pilotos inscritos e com os equipamentos (karts) devidamente identificados (placa/números) RNK Artigo 43; para a colocação dos sensores.

6.2 - Na TOMADA DE TEMPO será utilizado o sistema de cronometragem por sensores.

6.3 - A TOMADA DE TEMPO terá duração de 10 (dez) minutos por categoria agrupada ou não.

6.4 - As posições no grid serão definidas pelo melhor tempo de volta de cada um dos competidores. Em caso de empate, o critério a ser utilizado é o segundo melhor tempo volta dos competidores empatados e assim sucessivamente.

6.5 - O Piloto é responsável pelo equipamento (sensor), inclui a sua indenização em caso de danos, perda e extravio. O valor será definido pelo fornecedor do sensor.

6.3 - A colocação do sensor de cronometragem será liberada somente ao piloto que estiver com a sua inscrição validada pela organização do evento e FAUESC.

7 - PARQUE DE MANUTENÇÃO
7.1 - A direção de prova definirá no briefing o local na pista para o PARQUE DE MANUTENÇÃO, onde os karts irão parar para efetuar a manutenção voluntaria e/ou por advertência da bandeira preta com círculo laranja no centro (bandeira de BOX).

7.2 - É expressamente proibido realizar qualquer reparo no kart ao longo da pista. Toda e qualquer manutenção durante os treinos, bem como, a saída para a pista somente poderá ser feita no Parque Fechado. Proibida a entrada de carrinho de manutenção na pista durante a execução dos treinos da TOMADA DE TEMPO e Baterias.

8 - PREMIAÇÃO
8.1 - MIRIM / CADETE Troféu 1º ao 5º e Pole Position
8.2 - 125cc Troféu 1º ao 5º e Pole Position
8.3 - F4 Graduados Troféu 1º ao 5º e Pole Position
8.4 - F4 Sênior Troféu 1º ao 5º e Pole Position
8.5 - FT 250 Troféu 1º ao 5º e Pole Position

9 - DAS PROVAS
9.1 - A TOMADA DE TEMPO, determinará o GRID da 1ª BATERIA.

9.2 - A CLASSIFICAÇÃO FINAL da 1ª BATERIA, determinará o GRID da SEGUND BATERIA.

9.3 - A pontuação em cada bateria seguira o seguinte critério:
CLASSIFICAÇÃO10º
PONTOS11987654321
9.4 - Critério de desempate seguira os seguintes critérios (Conforme CDA 2018):
a. Maior número de vitórias;
b. Maior número de segundos lugares e assim sucessivamente;
c. Melhor colocação na última prova; e
d. Melhor colocação na última bateria.

9.5 - O piloto que obter a maior soma de pontos será declarado campeão, assim sucessivamente.

10 - INDUMENTÁRIA
10.1 - Será obrigatório o uso de capacete de proteção com viseira, homologado pelo INMETRO ou qualquer órgão internacional competente e/ou reconhecido pela FIA. Será obrigatório também o uso de macacão, além de luvas e sapatilhas de competição. Os pilotos das categorias PMK, PCK, e PJMK deverão usar obrigatoriamente o protetor de pescoço. Nas demais categorias será recomendado o seu uso. Pilotos com barba e/ou cabelos compridos deverão obrigatoriamente usar balaclava. A indumentária completa deverá ser usada pelo piloto em quaisquer situações nas quais esteja utilizando uma pista de kart, mesmo em treinos não oficiais ou de amaciamento de motores. Em caso de chuva poderá usar sobre viseira giratória, mantendo a viseira original.

10.2 - Item conforme RNK 2018 Artigo 9.4: Se o comissário ao examinar qualquer um dos itens acima, julgar que o equipamento não ofereça segurança ao piloto, este poderá, a seu critério, reter o equipamento e devolvê-lo ao final da competição. Assim, o piloto deverá apresentar ao comissário, outro equipamento em substituição ao previamente reprovado, para que seja usado na competição.

11 - QUANTIDADE DE AUXILIAR PARQUE FECHADO / PISTA
11.1 - Um (01) mecânico para cada piloto na área de parque fechado/pista, identificado por um colete fornecido pela organização. Deverá ser pago um caução de R$ 50,00 (cinquenta reais) para retirada do colete que será ressarcido ao final da prova com a evolução do mesmo em perfeito estado de conservação.

11.2 - Será terminantemente proibida a entrada na pista, de qualquer pessoa não autorizada/credenciada, sob pena de incorrer nas sanções previstas nos regulamentos.

12 - REGULAMENTO TÉCNICO MIRIM / CADETE
12.1 - Os itens abaixo descritos e/ou, em casos omissos serão dirimidos com base nas prerrogativas normatizadas no RNK 2018.

12.2 - As categorias Mirim, Cadete, Junior Menor, Graduados, Seniores, F4 Graduado, F4 Sênior, seguirão integralmente os requisitos gerais e de sua designação de todo o capitulo de regulamento técnico do RNK 2018.

12.3 - CHASSI, CUBOS, EIXOS: Livre de marca desde tenha sido homologada pela CBA em qualquer tempo.

12.4 - MOTOR: Sorteado.

13.5 - IDENTIFICAÇÃO: (Placas dianteira / traseira) - Fundo Amarelo, números pretos.

12.6 - PESO: 103 Kg.

12.7 - RELAÇÃO: Pinhão 20 / Coroa 63.

12.8 - PARA-CHOQUE: Obrigatório o uso do para-choque plástico traseiro.

13 - REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA 125cc (MOTOR PRÓPRIO)
13.1 - Os itens abaixo descritos e/ou, em casos omissos serão dirimidos com base nas prerrogativas normatizadas no RNK 2018.

13.2 - As Categorias Mirim, Cadete, Junior Menor, Graduados, Seniores, F4 Graduado, F4 Sênior, seguirão integralmente os requisitos gerais e de sua designação de todo o capitulo de regulamento técnico do RNK 2018.

13.3 - Todos os equipamentos serão próprios e os componentes serão vistoriados dentro do que preconiza o RNK 2018.

13.4 - IDENTIFICAÇÃO: (Placas dianteira / traseira) - Fundo Amarelo, números pretos.

13.5 - PESO: 170 Kg.

13.6 - CHASSI, CUBOS, EIXOS: Livre de marca desde tenha sido homologada pela CBA em qualquer tempo.

13.7 - PARA-CHOQUE: Obrigatório o uso do para-choque plástico traseiro.

13.8 - MOTOR: 125cc - Homologado RNK 2018 para todas as categorias (Taxa 125cc) originais, sem qualquer preparação.

13.9 - CARBURADOR: Homologado CBA todas as categorias.

13.10 - ESCAPE LIVRE: Homologado e obrigatório o uso de abafador.

13.11 - RELAÇÃO: Pinhão 10 / Coroa até 74.

13.12 - FILTRO: Livre desde que homologado, obrigatório uso da espuma.

13.13 - VELA IGNIÇÃO: B9EGV/B10EGV/BR10EG/DENSOIW27/DENSOIW31/BOSCHW07/BOSCHW08.

14 - REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA F4 (Graduados/Sênior)
14.1 - Os itens abaixo descritos e/ou, em casos omissos serão dirimidos com base nas prerrogativas normatizadas no RNK 2018.

14.2 - As Categorias F4 Graduado e F4 Sênior, seguirão integralmente os requisitos gerais e de sua designação de todo o capitulo de regulamento técnico do RNK 2018.

14.3 - CHASSI, CUBOS, EIXOS: Livre de marca desde tenha sido homologada pela CBA em qualquer tempo.

14.4 - MOTOR: Sorteado.

14.5 - PESO: 185 Kg.

14.6 - RELAÇÃO: Pinhão 20 / Coroa 39.

14.7 - PARA-CHOQUE: Obrigatório o uso do para-choque plástico traseiro.

15 - REGULAMENTO TÉCNICO CATEGORIA FT-250 (MOTOR PRÓPRIO)
15.1 - CHASSI: Qualquer marca modelo e ano de fabricação, desde que atenda as normas de homologação (CBA), obrigatório para-choque traseiro.

15.2 - MOTOR: Serão aceitos somente matrizes de motor Honda CG Titan 150.

15.3 - PREPARAÇÃO: Livre, desde que a cilindrada máxima não ultrapasse 250cc.

15.4 - Pistão Diâmetro Livre.

15.5 - Curso Livre.

15.6 - Válvula admissão, máximo 30 mm.

15.7 - Válvula de escape, máximo 26 mm.

15.8 - CARBURADOR: Qualquer marca ou procedência, dos seguintes modelos permitidos: Strada 200, CRF 230, XR 200.

15.9 - ESCAPAMENTO: Uso obrigatório de abafador, o nível de ruído deverá ser mantido dentro de um padrão aceitável.

15.10 - RESPIRO MOTOR: Uso obrigatório de reservatório no suspiro do motor.

15.11 - COMBUSTÍVEL: Etanol de uso comum em veículos nacionais.

15.12 - ROLAMENTOS: Dimensões originais.

15.13 - COROA E PINHÃO: Livre ou Decidido no dia do evento.

15.14 - PESO: 185 kg.

15.15 - Identificação numérica conforme RNK, com identificação da categoria (FT).

16 - DAS PENALIDADES
16.1 - Conforme RNK Capítulo IV

16.2 - Será de total responsabilidade do piloto e seu representante legal, a conduta de qualquer membro da equipe, cabendo-lhe simultaneamente, as sanções previstas no RNK Capítulo IV.

17 - DAS RECLAMAÇÕES
17.1 - Conforme RNK 2018 Capítulo VI.

18 - DAS RECLAMAÇÕES DESPORTIVAS / TÉCNICAS
18.1 - Conforme RNK 2018 Capítulo. VI - Artigo 27.

19 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
19.1 - Conforme RNK 2018 Capítulo XI.

19.2 - A FAUESC, o CLUBE PROMOTOR e os Patrocinadores envolvidos no evento, eximem-se de toda e qualquer responsabilidade civil ou penal, por infrações, danos materiais e/ou pessoais cometidas ou acidentes causados durante os treinos e provas. Essa responsabilidade será exclusivamente daquele(s) que a(s) tiver(em) cometido ou daquele(s) que tiver(em) se envolvido em acidente(s) ou ainda de seu(s) representante(s) legal(is).

20 - DOS CASOS OMISSOS
20.1 - Os casos omissos deste regulamento serão julgados pelo promotor da categoria em conjunto com Comissão Desportiva/Técnica da FAUESC na data do evento, podendo ser alterado o Regulamento por Adendo desde que se tenham unanimidade dos pilotos da categoria na(s) mudança(s) a ser(em) procedida(s).