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117filmes lança mini documentário sobre as 12 HORAS 2022


Para aproveitar o início da temporada 2023 do CEKI, com o lançamento das carenagens que serão usadas na temporada atual, nada mais justo do que reviver o maior evento de kart do mundo. A produtora 117Filmes fez um vídeo muito interessante sobre o evento e mostra um resumo do que foi a prova de 12 horas mais longa da história, praticamente 4 meses para ser encerrada. Fique com o relato dos criadores:

Estivemos presentes nas 12 horas do CEKI que teve início em novembro de 2022. Nós chegamos no dia anterior ao evento, para reconhecer o local e ver como iria funcionar o evento como um todo, nesse dia o tempo estava bom e até conseguimos levantar o drone para dar um olhada na pista e já captar algumas imagens, mas mal sabíamos que no dia seguinte o tempo não estaria assim. Após reconhecer todo o espaço do evento, seguimos para o hotel, para descansar e organizar todos os nossos equipamentos - pois no dia seguinte teríamos muito trabalho, esperávamos 12h de gravação.

No dia seguinte, amanheceu com o tempo nublado e chuva, mas isso nunca foi um problema para nós, pois sempre conseguimos lidar com situações assim - já havia acontecido de precisarmos gravar na chuva, e seguimos em frente mesmo assim. Apesar da prova das 12h começar em bandeira amarela (e com chuva), aconteceu a largada, mas não demorou muito e a etapa já havia sido interrompida. Assim a prova seguia, interrompida por causa da chuva. Haviam momentos de trégua e então os karts voltavam para a pista novamente, e assim foi até que a chuva ficou intensa e não havia mais pausas intercaladas. Depois de um tempo, a direção de prova nos comunicou que a etapa havia sido transferida para outra data, possivelmente em março de 2023. Nós da 117 Filmes seguimos em negociação com toda a equipe da RA RACING, para alinharmos tudo certinho para a continuação da etapa no decorrer deste tempo.

A nova etapa foi marcada para o dia 18 de março, onde novamente carregamos os equipamentos, arrumamos as malas e partimos para o Kartódromo do Beto Carrero. Finalmente, ocorreu a prova com 117% de aproveitamento, 12h de prova concluída com sucesso e em todo esse tempo, o que mais ouvimos foram histórias e curiosidades, dentro de cada box, em cada equipe, em cada conversa com os pilotos, organizadores e o público, uma história melhor do que a outra. Seguimos no evento até a noite, por volta das 23:00h, em que finalizamos as gravações com sentimento de dever cumprido, prontos para seguir viagem para casa.

Na parte da edição, o vídeo das 12 horas foi, sem dúvida, muito desafiador. Gravamos uma quantidade massiva de material, preenchendo mais de 2 SSDs de 1 TB cada. Foram gravações com câmeras diferentes, imagens aéreas e arquivos de datas completamente distintas. Desde o início, nossa ideia foi fazer um vídeo diferente. Quando conversamos com a equipe sobre gravar os melhores momentos do CEKI, não queríamos fazer um vídeo apenas com uma música e cenas de kart andando. O objetivo era contar uma história e presentear, de certa forma, todos aqueles que presenciaram toda a experiência louca que foi essas 12h, na verdade, muito mais que 12 horas. Foi uma corrida que parecia nunca ter fim.

Não tem como deixar de sentir o peso que o ar daquele dia chuvoso carregava, obviamente, isso refletiu nas escolhas estéticas do vídeo: música, efeitos sonoros e, principalmente, nas cores. Usamos um visual muito tradicional no cinema, conhecido como "Bleach Bypass", que já foi utilizado em diversos filmes, como "Resgate do Soldado Ryan" (1998), "Minority Report - A Nova Lei" (2002), "Clube da Luta" (1999), entre outros. Esse visual ocorre quando é pulada uma das etapas da revelação do filme, que retira as partículas de prata da imagem, dando um aspecto de alto contraste, uma saturação bem controlada e um tom mais dramático, justamente o sentimento que queríamos transmitir naquele momento. Falando em contraste, já no segundo momento do vídeo, invertemos isso. Deixamos o vídeo muito mais colorido, baseando-nos em uma emulação de película conhecida como KODAK 2883, dando uma cor amarelada nas altas luzes e mais fria nas sombras. O tom era mais descontraído, justamente como uma espécie de catarse após tudo o que ocorreu antes.

Na montagem do vídeo, fizemos inserções de entrevistas, falas e trechos das narrações que ocorreram naqueles dias. Como podem imaginar, assistimos a todo esse material, incluindo as transmissões das duas datas, para que fosse passado o mais próximo daquilo que realmente ocorreu. Claro que muitas entrevistas não entraram na versão finalizada, mas isso foi para manter o ritmo correto até o final. Como editor, eu Matheus, fiquei muito feliz com o resultado. Acho que conseguimos transmitir os sentimentos que nós mesmos sentimos naqueles dias e ouvir o feedback de quem assistiu, gostou e até se emocionou faz todo esse trabalho valer a pena.

A partir dessa experiência no CEKI, conseguimos explicar um pouco sobre o que é a 117Filmes e que, de fato, nós não buscamos simplesmente produzir vídeos, mas contar histórias, com todos os elementos que se tem por direito - e, para isto, é necessário todo um cuidado antes de toda a gravação. Logo, a parte de criação do roteiro é o momento em que nos preparamos para a captação dos vídeos - em que, visando contar uma história - pensamos como se dará a sequência dos vídeos e como essa sequência será capaz manter uma linha de raciocínio interessante e coerente ao mesmo tempo. Como Copywrite/Roteirista, eu, Layla, acho essa parte essencial e sem dúvida incrível, pois praticamente visualizamos todo o vídeo, escrevemos, e, ao final, com o vídeo já finalizado, é maravilhoso perceber que a ideia se transformou em algo concreto, que demos forma à ideia de alguém que confiou em nosso trabalho. E por isso, fazemos o que fazemos com amor e dedicação, desde o primeiro momento da produtora.

A 117Filmes surgiu com a ideia de continuar e oficializar os trabalhos que os filmmakers eu, Gabriel, e o Matheus, já fazíamos antes juntos. Já trabalhamos e passamos por muitos perrengues, porém sempre como um trabalho "secundário" mas, após esta virada de chave, era o audiovisual que nós queríamos e queremos focar na nossa vida e então, juntando nossa produção audiovisual com o trabalho de roteiro e copywriter da Layla, resolvemos abrir a 117Filmes.

A pergunta que sempre nos fazem é: "Por que 117?" Pois bem, esse número surgiu e apareceu para nós ”do nada” quando estávamos decidindo qual nome dar para a produtora. Queríamos um nome que tivesse um significado importante pra nós e achamos que, nada mais justo que homenagear a pessoa que nos colocou dentro do kartismo e dentro do audiovisual profissionalmente, o Paulo (como nós chamamos, Paulinho), criador da Resenha do Kart, em que iniciamos os trabalhos do audiovisual apenas fazendo vídeos e transmissões ao vivo, em que posteriormente expandimos os projetos para um podcast, documentário, reportagens e afins. Para o Paulinho, esse número sempre foi uma espécie de guia, se ele começasse um projeto novo ou tivesse que tomar alguma decisão, esse número sempre aparecia quando estava no caminho certo - caso contrário, se o número não aparecesse, já poderia saber que haveria algum obstáculo pela frente. Então, por ironia do destino e por convivência, o número começou a aparecer para mim e pro Matheus também. Logo, fomos procurar mais sobre o número: o número 1 significa novos começos, sucesso e realização; o número 7 traz a sabedoria interior e coloca seus desejos em realidade. Então falei para eles, "Pronto, é exatamente isso que queremos", tudo estava tão perto de nós que novamente acreditamos que estaríamos no caminho certo.

Assim seguimos nossos trabalhos, muito presente dentro do kartismo e futuramente queremos entrar em novas áreas do automobilismo. Outro ponto, queremos ressaltar e agradecer toda a equipe da RA RACING, que abriu as portas para nós, possibilitando-nos mostrar nosso trabalho e o trabalho deles para muitas outras pessoas. Toda a equipe da RA sempre nos incentiva, ajuda e nos dá a oportunidade de estarmos inseridos nessas nossas duas paixões, o audiovisual e o automobilismo.




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