News

SBKI 2022 teve novos pilotos e grids cheios

A quinta edição do Festival Sul-Brasileiro de Kart Indoor - SBKI, aconteceu no último dia 20 de agosto, com a participação de 144 pilotos, divididos em quatro categorias, três já tradicionais (Master, Graduados e Super Graduados) e uma novidade, a categoria Novatos.

Durante o sábado foram realizadas 16 baterias, com quatro de cada uma das categorias do evento. A transmissão foi realizada na integra e salva no canal oficial do RA RACING no Youtube, com mais de 11 horas de transmissão e números altos de visualização, acima de 3 mil. O clima foi um fator interessante, com temperaturas muito baixas, não passando de 15° de sensação térmica, porém na pista o clima estava quente e com ótimas disputas.

A categoria Master teve três baterias classificatórias, com vitórias de Augusto Ferreira e Thiago Karsten com duas vitórias. Os 20 melhores pilotos da Master fizeram a final, na qual os 10 primeiros entraram com vantagem de pontos bônus, por conta das baterias classificatórias.

Na bateria final a pole ficou com Matheus Schillo, que precisava vencer para garantir o título, mas tinha no seu encalço Thiago Karsten e Bruno Albino, com mais pontos bônus e vantagem na disputa direta. Os três pilotos brigaram durante toda a bateria, sendo vencida por Bruno Albino. Ainda faltava a confirmação da volta rápida para confirmar o campeão, e depois de todos os pilotos completarem a prova, Bruno Albino pôde comemorar o bicampeonato na categoria Master por apenas um ponto de diferença. Thiago Karsten foi o segundo, Matheus Schillo em terceiro, Edson Gravina em quarto, Eduardo Schmidt em quinto e Gabriel Meister fechou o pódio da Master, na sexta posição.

A categoria Graduados foi também muito equilibrada, começando por três vencedores diferentes nas classificatórias, sendo eles: Augusto Ferreira, Ricardo Salvador e Marcelo Magnani. Na bateria final a pole foi de Fabio Silva, que venceu a bateria sempre bem marcado por Guilherme Fachini em segundo. Os dois melhores pontuados em bônus largaram do final do grid, deixando Fachini mais tranquilo na liderança geral e conquistando assim seu segundo título do SBKI, já tendo vencido na categoria Super Graduados em 2021. Fabio Silva foi para o pódio em segundo, com Leandro Oliveira na terceira posição. O quarto lugar ficou com Germano Pedroso, o quinto foi Thiago Karsten e fechando o pódio Ricardo Salvador.

A categoria Super Graduados foi decidida nos últimos metros, levando emoção a todos que acompanham. Nas três baterias classificatórias tivemos vitorias de Vilmar Junior, Guilherme Fachini e Cazu Junior. A final teve como pole position o piloto Ricardo Loewen, e durante a prova o título mudou de mãos diversas vezes, isso por que o melhor ranqueado com pontos bônus era Rogério Guerra que depois de largar em quarto e se envolver em um acidente na primeira volta da bateria final, caiu para o 16º lugar. A partir disso, a cada volta as pontuações foram mudando. No final da bateria a vitória ficou com Ricardo Loewen, depois de uma grande disputa com Marcelo Magnani. Rogério Guerra depois de uma prova de recuperação ultrapassa na ultima curva para terminar em quarto lugar e assim conquistar pela primeira vez um título de SBKI. Marcelo Magnani foi para o pódio em segundo, Ricardo Loewen foi o terceiro, com Fabio Silva na quarta posição, Vilmar Junior em quinto e Giovani Novaes em sexto fechando o pódio.

A categoria Novatos foi formada por piloto que nunca disputaram um SBKI ou CCKI, e correu com lastro de 90kg. Os vencedores das classificatórias foram Frederico Bull, Marco Duarte e Lothar Krambeck. Os 20 melhores se classificaram para a grande final, e a pole position ficou com Cazu Junior, que venceu a bateria final, sendo praticamente escoltado por Vilmar Junior, que sendo o melhor da fase classificatória estava muito tranquilo para garantir o título da categoria Novatos. Willy Ferreiro garantiu o vice campeonato, com Cazu Junior em terceiro, Frederico Bull em quarto, Lothar Krambeck em quinto e Francesco Junior na sexta posição.

A soma de todas os pódios deu a Santa Catarina o prêmio de melhor delegação.

Por fim, vale ressaltar que em todos os eventos da RA RACING há arrecadação de alimentos, no SBKI os pilotos foram responsáveis pela arrecadação de 1 TONELADA de alimentos. Os alimentos arrecadados foram doados para a entidade Gente Amiga que cuida de menores na região da grande Florianópolis.

O próximo evento organizado pela RA Racing será a terceira etapa do CEKI 2022, prova de 6h de duração, que será realizado no dia 10 de setembro, no Kartódromo Beto Carrero.

Texto: Alan Aguiar
Fotos: Eduardo Beltrame

Veja como foi o SBKI 2022:

0 comentários: