News

Favoritos ao título 2013 - SP


O RA Racing 2013 chega a sua reta final, apenas duas etapas para finalizar o maior campeonato amador de Santa Catarina, que já contou com a presença de mais de 120 pilotos em 2013, e proporciona um calendário com 10 etapas.

Com o final se aproximando, o Comitê Matemático do RA, se reuniu para apurar as possibilidades de cada piloto para o título nas 3 categorias. Acompanhe nesta primeira parte os resultados da categoria SP, os Super Pesados, que por terem menos etapas facilitam as contas.

Na SP foram disputadas 6 etapas, com 5 vencedores diferentes e esse equilíbrio é o fator primordial para definir o titulo. O primeiro colocado é Marco Brasil, que por vencer duas vezes e ter resultados constantes nas etapas, é o favorito ao titulo. Usamos para referência de pontuação, a média de pilotos por prova, que na SP foi de 15 no grid.

A diferença atual de Marco Brasil, para Roger Moraes é de 17 pontos e para ser campeão, Marco precisa elevar essa diferença para 20 pontos. Para isso temos a seguinte condição:

Vitória de Marco Brasil (296 pontos), Roger Moraes em 2º (275 pontos): Diferença de 21 pontos, Marco Brasil seria campeão.

Nessa pontuação esta descartado a Pole Position e Melhor volta, que dariam mais 2 pontos, se esses pontos forem de Roger Moraes, a diferença cai para 19, que é o número limítrofe para o titulo, ou seja, dependendo do número de participantes na última etapa, menos de 15, Marco Brasil seria campeão, mesmo terminado em 14º, com a vitória na bateria de Roger Moraes.

Mas Marco Brasil não precisa vencer para ser campeão, precisa marcar a corrida de Roger Moraes e chegar 1 ou 2 posições na frente, se Marco for o 2º, é campeão se Roger não vencer. Se for o 3º, é campeão se Roger ficar de 5º para trás. E assim por diante.

A situação de Roger Moraes é delicada, ele precisa de uma vitória a qualquer custo para sonhar com o titulo na última etapa, é uma situação difícil, mas não impossível, pois Roger é capaz de vencer as próximas duas etapas, ele já foi campeão em categorias com o mesmo peso em outros campeonatos.

Nada está totalmente definido na SP, vamos esperar e curtir as emoções da etapa que pode definir o titulo de 2013 com uma rodada de antecipação.

Por Alan Aguiar

0 comentários: