RA RACING ENDURANCE 12 HORAS - REGULAMENTO

1 – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 - O evento será disputado em etapa única e terá início no dia 02 de Dezembro de 2017. O evento será regido pelo presente regulamento.

2 – INSCRIÇÃO / TAXA DE INSCRIÇÃO
2.1 - A inscrição no evento será realizada através do site da RA Racing (www.raracing.com.br).

2.2 - As vagas são LIMITADAS – LOTE 1 (40 equipes (de 02 a 10 pilotos por equipe)).

2.3 - Os inscritos poderão ser pessoas a partir de 14 anos (menores só poderão participar com a presença do responsável no local do evento), devendo estar em plenas condições físicas e mentais. Não existem restrições referentes ao sexo dos participantes, características físicas serão limitantes caso o participante não possa se acomodar nos karts com segurança.

2.4 - Após preencher e enviar o formulário de inscrição, o responsável pela equipe deverá pagar a taxa de inscrição dentro dos períodos estipulados e deverá assinar o termo de compromisso e autorização do uso de imagem de todos os membros da equipe.

2.5 - Valores e opções de INSCRIÇÃO:
2.5.1 - De 28/06/2017 a 28/07/2017 – R$ 5.100,00 (Cinco mil e cem reais);
2.5.2 - De 29/07/2017 a 29/09/2017 – R$ 5.500,00 (Cinco mil e quinhentos reais);
2.5.3 - De 30/09/2017 a 30/11/2017 – R$ 6.000,00 (Seis mil reais);

2.5.4 - O pagamento poderá ser realizado em parcelas:
PARCELA ÚNICA - 15 Julho: R$ 5.100,00
PARCELA 1 - 15 Julho: R$ 1020,00
PARCELA 2 - 15 Agosto: R$ 1020,00
PARCELA 3 - 15 Setembro: R$ 1020,00
PARCELA 4 - 15 Outubro: R$ 1020,00
PARCELA 5 - 15 Novembro: R$ 1020,00

2.6 – Somente serão consideradas inscritas, as equipes que realizarem o pagamento da inscrição e envio do comprovante de depósito para financeiro@raracing.com.br com NOME DA EQUIPE e NOME DO PILOTO RESPONSÁVEL, será obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição no site, TODOS os participantes da equipe terão que assinar o termo de compromisso e autorização do uso de imagem, informando seus dados pessoais. O termo deverá ser entregue na secretaria do evento, no período da manhã: TERMO DE COMPROMISSO.

2.7 – Caso a equipe opte por realizar o deposito do valor INTEGRAL, o pagamento deve ser efetuado em até o dia 15 de Julho. Caso, o deposito não seja realizado neste prazo a inscrição estará automaticamente CANCELADA.
2.7.1 - Caso a equipe opte por pagar o valor total de forma parcelada, a equipe deverá realizar os pagamentos dentro dos prazos estipulados no item 2.5.4, caso contrário, a inscrição será cancelada, sem direito a devolução do valor.
2.7.2 - Em casos de desistência da equipe, a equipe terá até dia 15 de Agosto de 2017 para solicitar devolução do valor depositado, caso contrário o valor não será mais devolvido, tendo em vista os gastos e compromissos que a organização tem para com os fornecedores.

2.8 - As informações para depósito do valor serão enviadas por e-mail de forma automática, após realizar inscrição no site: (www.raracing.com.br)

2.9 - A comissão organizadora não se responsabilizará por qualquer despesa de locomoção, alimentação e inscrição para a participação do piloto.

2.10 - A organização do evento irá entrar em contato com o responsável da equipe para realizar o credenciamento antecipado. A equipe deverá obter as informações requisitadas e enviar no formato solicitado pela organização para o e-mail: financeiro@raracing.com.br. O prazo limite para envio da planilha de credenciamento é de 72 horas que antecede a data do evento (23:59 do dia 28/11/2017). Caso a equipe não respeite esse prazo, será impossibilitada de realizar a tomada de tempo e largará na última colocação, se mais de uma equipe se enquadrar nessa punição, as posições no final do grid de largada serão definidas por sorteio. Após o envio cada equipe terá o direito de realizar 1 (uma) alteração (inclusão, exclusão ou troca) na sua planilha de credenciamento. Após a retirada dos kits, não será aceita qualquer alteração.

2.11 - OBRIGATÓRIO: Cada equipe deve levar 2 (duas) cestsa básicas de alimentos não perecíveis. Caso a equipe não leve 2 (duas) cestas básicas, a mesma só poderá participar do evento mediante pagamento de R$20,00 reais por piloto inscrito (Valor convertido em alimento para doação).

2.12 - A organização irá promover um jantar (01 de dezembro - sexta-feira) para os representantes de cada uma das equipes (total de 40 representantes mais convidados). A organização custeará o custo (bebida não inclusa) de cada um dos 40 representantes. As equipes que queiram levar convidados, devem informar na ficha de credenciamento que será enviada pela organização do evento, por meio de correio eletrônico. O valor para convidados é de R$ 20,00 reais por pessoa.

2.13 - A organização irá realizar um briefing detalhado com os representantes das equipes (01 de dezembro - sexta-feira), antes do jantar.

2.14 - Após o jantar as equipes selecionadas para a coletiva de impressa deverão disponibilizar um representante para participar do processo.

3 – TREINO CLASSIFICATÓRIO
3.1 - Os karts serão dispostos em ordem definida pela direção de prova no parque fechado.

3.2 - Treino será realizado na sexta-feira dia, 01/12/2017. A equipe deve fazer a retirada dos kits de credenciamento e nomear um piloto para realizar a tomada de tempo. A retirada dos kits, pode ser feita até as 20:00 do dia 01/12/2017.

3.3 – No momento da pesagem do piloto será realizado o sorteio do kart que será usado pela equipe na classificação, o auxiliar deverá acessar o parque fechado para a colocação da carenagem da equipe e lastro no kart sorteado. Este procedimento será fiscalizado pelos comissários técnicos.

3.4 - Cada equipe (kart) fará 1 (uma) volta cronometrada, sem volta de aquecimento, partindo de uma linha indicada pela direção de prova, metros antes da linha de largada/chegada, e ao final da mesma deverá se dirigir ao parque fechado, onde será feita a conferência de lastro.

3.5 – Não será permitido que o mesmo piloto realize a tomada de tempo das duas equipes que estiver inscrito (um piloto diferente por kart). Não será permitida a realização da tomada de tempo por um piloto que não esteja inscrito na equipe.

3.6 – Os pilotos terão até as 20:00 horas do dia 01/12/2017 para se apresentar com o equipamento completo para fazer a pesagem e iniciar o procedimento de box. Após esse horário a balança estará fechada, sendo o piloto impossibilitado de realizar o treino. Em caso de filas será levada em consideração a hora de chegada à fila. Este procedimento será controlado por um comissário.

3.7 – A equipe que não participar do treino classificatório largará na última colocação, se mais de uma equipe se enquadrar nessa punição as posições no final do grid de largada serão definidas por sorteio.

3.8 – No treino classificatório é obrigatório que o piloto coloque a tornozeleira com o sensor na perna DIREITA.


4 - FORMAÇÃO DO GRID (CLASSIFICATÓRIA)
4.1 – Qualquer piloto devidamente inscrito na equipe poderá efetuar o procedimento de largada. (Não é necessário que seja o mesmo que realizou a tomada de tempo).

4.2 – Antes de se dirigir para pista, para o procedimento de largada, os karts serão novamente sorteados no momento da entrada do piloto no parque fechado.


4.3 - No momento denominado FORMAÇÃO DO GRID (Cronograma), o piloto que irá participar da largada e os dois (2) auxiliares da equipe serão liberados para colocação do lastro e carenagem no kart que será utilizado na largada. O piloto irá sair do parque fechado e se posicionar no grid, de acordo com a direção de prova. Apenas um (1) auxiliar será liberado para permanecer na pista, após a cerimônia de abertura, para procedimento de largada e deve aguardar na pista no lado oposto dos pilotos e karts. A liberação do auxiliar será informada pelo sistema de som.

5 – DA PROVA/LARGADA
5.1 - A prova terá duração de doze horas (12h00min) + 3 voltas:

1H2H3H4H5H6H
10:0011:0011:0012:0012:0013:0013:0014:0014:0015:0015:0016:00
7H8H9H10H11H12H
16:0017:0017:0018:0018:0019:0019:0020:0020:0021:0021:0022:00

5.2 - A largada será estilo “Le Mans”, que consisti em enfileirar os karts em posição diagonal (45º), ao lado da pista, com o motor ligado, enquanto os pilotos ficam de pé do lado oposto da pista. Ao sinal da Direção de Prova, todos os pilotos saem correndo em direção aos seus karts, dando início a corrida.

5.3 - Os karts deverão estar ligados e seguros pela borracha de proteção por um único auxiliar (o auxiliar poderá manter o kart parado com o pé (É PROIBIDO O AUXILIAR SEGURAR O KART COM AS MÃOS)), que poderá ser o 2º (segundo) piloto da equipe. Em caso de desrespeito a essa conduta a equipe será punida em 1 (uma) volta a mais no resultado final.
5.3.1 – O auxiliar deverá permanecer, obrigatoriamente, dentro das áreas demarcadas pela Direção de Prova, só podendo entrar na pista quando autorizado por esta.
5.3.2 – A equipe será responsável pelas atitudes de seu auxiliar podendo tal atitude acarretar sua exclusão ou a desclassificação da equipe.

5.4 - O kart que ultrapassar a linha de demarcação antes do piloto se encontrar sentado no seu banco, será punido com 1 (uma) volta para a equipe.

5.5 - É proibida qualquer manutenção no grid de largada por parte das equipes participantes.

5.6 - Somente após transcorrido onze horas e trinta minutos (11h30min), será apresentada a bandeira azul somente ao líder da prova.

5.7 - No caso de interrupção da prova o seu reinício será dado com nova largada, sendo os karts reposicionados no grid de acordo com a classificação da última volta registrada e declarada pela cronometragem como sendo anterior à paralisação. Caso a equipe esteja no box o tempo de parada será analisado de acordo com a última volta válida e se necessário o tempo de parada será inserido no tempo da equipe e o kart será posicionado no grid.
5.7.1 - Se a interrupção for ocasionada por entrada de ambulância à pista, o tempo de prova será paralisado, após a situação se normalizar e com a presença da ambulância, o evento será reiniciado.
5.7.2 - Em caso de interrupção da prova por conta das condições climáticas ou adversas à organização, a prova será paralisada, porém o tempo continuará ativo. Para cada 1 (uma) hora de paralisação será removida a necessidade de uma parada obrigatória (de 08 min) para todas as equipes.
5.7.3 – Se não houver condições (climáticas ou adversas) para a disputa da prova ao atingir ao menos 75% (9 horas) a prova não será reiniciada e o resultado de prova será a última volta valida registrada:
a. No caso da paralisação for dentro do intervalo de 9 (nove) horas e 9:59 horas de prova, a equipe deve ter no mínimo 8 (oito) paradas obrigatórias validadas;
b. No caso da paralisação for dentro do intervalo de 10 (dez) horas e 10:59 horas de prova, a equipe deve ter no mínimo 9 (nove) paradas obrigatórias validadas;
c. No caso da paralisação for dentro do intervalo de 11 (onze) horas e 11:29 horas de prova, a equipe deve ter no mínimo 10 (dez) paradas obrigatórias validadas; e
d. No caso da paralisação for dentro do intervalo de 11:30 (onze horas e trinta minutos) e 12:00 horas de prova, a equipe deve ter no mínimo 11 (onze) paradas obrigatórias validadas;

5.8 - No caso de paralisação da prova, os karts serão agrupados na reta principal, onde permanecerão até que seja autorizado o reinício da prova, não sendo permitida qualquer manutenção ou reabastecimento.
Importante: No caso de haver necessidade de manutenção no kart neste momento, esta somente poderá ser feito após o reinicio da prova (salvo em situações nas quais não seja possível ligar o kart para realizar a relargada).

5.9 - No caso de bandeira vermelha, os boxes serão fechados e não será permitida a entrada de karts (karts que estavam no box na volta anterior a bandeira vermelha, terão seu tempo de parada computado de acordo com a cronometragem e serão posicionados de com a posição calculada pela cronometragem).


5.10 - Não caberá recurso contra a decisão de interrupção ou encerramento da prova.

5.11 - Em caso de quebra na pista, retornar ao box sem passar pelo laço da cronometragem que fica em frente ao posto de direção de prova (faixa quadriculada), entrando no parque fechado pelo caminho apresentado no briefing, aguardar a conferencia do peso em seu kart por um fiscal de pista, passar o sensor a outro piloto de sua equipe. Se o piloto passar pelo laço da cronometragem, (área delimitada) a equipe será penalizada com cinco (5) voltas.

5.12 - Importante: Em caso de paralisação, os pilotos estão proibidos de passar pelo laço da cronometragem e devem respeitar a sinalização dos comissários e diretor de prova que irão indicar o local onde devem esperar até a relargada. Situação passível de punição de 5 (cinco) voltas.

5.13 - O piloto em hipótese alguma, poderá pular a grade que separa o público da pista e deverá seguir o trajeto apresentado no briefing, caso este item não seja cumprido, sua equipe perderá uma (1) volta.

5.14 – O traçado utilizado será o Traçado 1 (oficial).

6 – CRONOGRAMA
6.1 - A equipe deve acessar a seção CRONOGRAMA.

6.2 - A equipe que não for representada por um de seus integrantes no treino classificatório no horário marcado deverá largar no final do pelotão.

6.3 - Poderá ser realizado briefing apenas com os Chefes de Equipes.

7 – NÚMERO DE PARTICIPANTES
7.1 - O mínimo de equipes será de 25 karts para a realização da Prova. Caso não seja atingido o grid mínimo até trinta (30) dias úteis que antecedem a data da Prova, o evento será CANCELADO, e as quantias devolvidas às respectivas equipes.

8 – CRONOMETRAGEM
8.1 - Será obrigatória para todos os pilotos a utilização do sensor de cronometragem fornecido pela organização. O sensor será colocado em uma TORNOZELEIRA que será fixada na perna do piloto. Essa medida é decorrente da necessidade de padronizar a aferição dos resultados.

8.2 – Se o piloto ingressar na pista sem o sensor, sua equipe será penalizada com a perda das voltas que não foram cronometradas.

9 – EQUIPES
9.1 – Cada equipe poderá ser formada com o mínimo de 02 (dois) pilotos, e com o máximo de 10 (dez) pilotos. Será permitido que 1 (um) piloto participe de no máximo 2 (duas) equipes, devendo o mesmo estar inscrito nas devidas equipes, caso contrário a equipe estará automaticamente DESCLASSIFICADA.

9.2 – As equipes serão obrigadas a inscreverem 2 (dois) auxiliares (os auxiliares estão liberados para participarem de mais de uma equipe (kart)). A identificação de cada um dos auxiliares de equipe se dará através de coletes, os coletes serão fornecidos pela organização no dia do evento, sendo entregues somente ao responsável da equipe. Será cobrando em regime de caução a quantia de R$ 50,00 reais pelo empréstimo do colete, ao efetuar a devolução do colete em condições de uso o valor integral de R$ 50,00 reais será devolvido.

9.3 – Fica em aberto até a retirada do kit a alteração dos integrantes da equipe. Ficando restrita ao responsável da equipe. Após a retirada do kit não será possível nenhuma alteração na equipe.

9.4 - O credenciamento será realizado 7 (sete) dias que antecedem o evento por meio de correio eletrônico.

9.5 - A equipe receberá uma (1) placa com a numeração que será usada para identificação da equipe em pista. A placa deverá ser retirada e fixada com cuidado. A fixação deverá ser realizada na gravata do kart. Avarias na placa fornecida pela organização provocadas por mau uso, acarretarão em multa de R$ 100,00 reais para a equipe. Caso a equipe opte por não realizar o pagamento, será excluída do evento. Após o evento a placa deve ser mantida no kart.

9.6 - Cada equipe terá por empréstimo (1) uma carenagem METALMORO que poderá ser adesivada com logos dos patrocinadores e apoiadores da equipe. A adesivagem deve seguir o padrão defino na imagem a seguir:


9.7 - É extremamente proibida a adesivagem de símbolos políticos, religiosos e que denigram a imagem de competidores, eventos, empresas, etc.

9.8 - Em caso de quebra, o qual não seja possível o retorno do kart ao Box, a equipe deverá seguir os procedimentos descritos nos itens 5.11 e 5.12. Caso o kart não seja resgatado a tempo, a equipe recebera uma carenagem reserva adesivada com os patrocinadores do evento. Na parada seguinte a equipe deverá fazer uso da carenagem oficial da equipe. Em caso de quebra, a equipe será notificada pelo sistema de som para que possa enviar seus auxiliares para a retirada da carenagem.

9.9 - Caso não seja possível a fixação da carenagem no kart (fato comprovado pelo corpo técnico), a equipe recebera uma carenagem reserva adesivada com os patrocinadores do evento. Esta situação será analisada pelo comissário técnico responsável.

9.10 – Fica sob responsabilidade da equipe a aplicação dos adesivos, no formato enviado pela organização via e-mail aos líderes, até dia 01/12/2017 às 18:00. Caso a equipe opte por não aplicar adesivos na carenagem, será disponibilizada uma carenagem com adesivos dos patrocinadores do evento/kartódromo.

9.11 – Não será permitido iniciar a prova com a carenagem sem aplicação de adesivos.

9.12 – É proibido a aplicação de adesivos de tamanho aleatórios (que não respeite o layout enviado) diretamente no plástico da carenagem, porém, após a aplicação dos adesivos base, é permitida a aplicação de qualquer adesivo.


10 – LASTREAMENTO
10.1 – Lastro 90KG.

10.2 - Durante a prova serão feitas três (4) verificações de peso: (1) na entrada do PILOTO no Box (pesagem e definição da quantidade de lastros) (2) na saída do KART do Box (verificação – quantidade de lastros); (3) na entrada do KART no Box (verificação – quantidade de lastros); e (4) na saída do PILOTO do parque fechado (conferencia do peso de entrada).

10.3 - Os pilotos abaixo deste peso deverão usar lastro. Os lastros serão fornecidos pela organização e são múltiplos de 05 kg (cinco quilos). Será permitido uso de lastro pessoal, no corpo. Caso o piloto opte por carregar lastro no próprio corpo, poderá fazê-lo, desde que não coloque em risco sua integridade física e dos demais participantes, caso o lastro pessoal caia durante a competição, o piloto estará sujeito a punição perante análise da comissão desportiva.

10.4 - Existe um peso máximo que deverá ser respeitado através do uso de lastros em barras de chumbo. O lastro máximo permitido será 25 (vinte e cinco) quilos, ou seja, 5 (cinco) barras de chumbo com 5 (cinco) quilos cada. O piloto deverá usar lastro próprio caso não atingir o lastro de 90kg. Todos os pilotos serão pesados durante a prova.

10.5 – Haverá tolerância de até um (1) quilo a menos no peso do piloto na conferência das paradas obrigatórias.
10.5.1 - O piloto que apresentar diferença no peso dentro do intervalo de um (1) quilo a um quilo e quinhentas gramas (1,500) no momento da pesagem: Equipe será penalizada em 5 (cinco) voltas no resultado final da prova; e
10.5.2 - O piloto que apresentar diferença no peso maior que um quilo e quinhentos gramas (1,500) no momento da pesagem: Equipe será penalizada com a desclassificação da prova; e
10.5.3 - A equipe que se enquadrar no Item 10.5.1 pela segunda vez, será desclassificada.
10.5.4 - Caso seja constatada quebra no suporte do lastro do KART e que a falta de peso tenha ocorrido por conta desta situação, as penalizações não serão aplicadas caso seja constatado que a quebra não foi provocada pela equipe (integrantes).


10.6 - A responsabilidade pelo lastramento correto do kart será sempre do piloto/equipe, sem exceções, sendo recomendado que o piloto/auxiliar sempre faça a checagem do lastro antes de sair com o kart dos boxes. O não lastreamento correto do piloto será passível de punição Item 10.5 e seus subitens.

10.7 - Os lastros deverão ser colocados e retirados do kart pelo piloto ou auxiliar da equipe, sua retirada será autorizada somente após a conferencia dos lastros pelo comissário desportivo. O não cumprimento deste item renderá punição de 1 (uma) volta para a equipe no tempo total da prova.

10.8 - Caso a organização julgue que a fixação ou localização do lastro impõe riscos aos pilotos, poderá ser descartado o uso do lastro. É permitida apenas a fixação de lastros pertencentes ao kartódromo, lastros pessoais devem ser fixados no corpo do competidor, sendo expressamente proibida a fixação de lastros pessoais nos karts.

10.9 – Não será autorizado ao piloto que já tenha atingido o lastro de 90 kg adicionar lastramento extra proveniente das barras disponibilizadas pela organização.

11 – PARADAS OBRIGATÓRIAS
11.1 - Todas as equipes deverão fazer no mínimo 11 (onze) paradas obrigatórias, sendo 10 voltas de oito minutos (8 min) e 1 (uma) volta de onze minutos (11 min). A entrada no box para a realização das paradas obrigatórias deve acontecer até 11h30min (onze horas e trinta minutos) de prova.

11.2 – A equipe que até 11h30min (onze horas e trinta minutos) de prova não tiver iniciado as 11 voltas conforme Item 11.1 será desclassificada e receberá bandeira preta. A equipe deverá entrar no box em até 3 voltas, a partir da primeira aplicação da bandeira preta. O não cumprimento deste item acarretará na exclusão da equipe/pilotos dos próximos 5 (cinco) endurances realizados pela RA RACING.

11.3 – A cada entrada da equipe (kart) no box será obrigatória a troca de piloto e kart, além da retirada da carenagem do kart que entrou no box e a colocação da carenagem no kart que irá sair do box. O piloto que descer do kart também deverá ser pesado, caso seja verificado falta de peso no kart, a equipe será penalizada conforme Item 10.5. O piloto substituto deverá usar o primeiro kart que estará na fila indicada pelo comissário técnico. A conferência de peso será realizada pelo comissário desportivo. Somente será liberado o kart para o próximo piloto após a apresentação da tornozeleira (sensor) e placa com o número da equipe ao comissário desportivo.

11.4 – Ao chegar no box, assim que o piloto posicionar o seu kart corretamente onde o comissário indicar, estará ele autorizado a se levantar e a realizar a entrega do sensor (tornozeleira) e placa a um integrante de sua equipe, após retirar o lastro do seu kart deve se dirigir ao local de saída para realizar a pesagem e registrar seu nome por meio da pulseira de identificação. Caso o piloto não respeite a indicação do comissário referente ao posicionamento do kart no box, a equipe será advertida. Em caso de reincidência desta pratica estará ela sujeita a penalização de 2 (duas) voltas no resultado final da prova.

11.5 – A parada obrigatória não será considerada se o piloto não realizar o processo de pesagem descrito no Item 11.4.


11.6 – Não será permitido PARAR na pista para fazer o controle do tempo. A equipe que for flagrada parando na pista para controlar o tempo de volta será penalizada em 2 (duas) voltas.

11.7 – Sempre que for entrar no parque fechado por qualquer motivo, o piloto deverá levantar a mão na entrada da reta principal sinalizando sua intenção.

11.8 – Os karts serão abastecidos com a mesma quantidade de combustível (5 litros) e o processo será realizado pela Organização de Prova.

11.9 - Caso o kart pare na pista por falta de combustível, a equipe será penalizada com a perda de 1 (uma) volta ao final da prova.

11.10 - Ao final da corrida cada equipe terá que ter registrada a saída do parque fechado pelos seus pilotos 11 vezes, de acordo com o Item 11.4.

11.11 - Em caso de quebra do kart, a volta que ocorreu a quebra poderá ser considerada como uma das paradas obrigatórias.

11.12 - A quantidade de lastro que o piloto deve utilizar será verificada na SAÍDA e na ENTRADA do parque fechado, pelos comissários desportivos.

12 - EQUIPAMENTOS/PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E CUIDADOS
12.1 - Os pilotos deverão usar o equipamento mínimo de segurança:
a. Capacete (integral/com viseira) - proibido capacete MODULAR, OFF-ROAD, HÍBRIDOS, CURTOS, ABERTOS;
b. Luvas (integral);
c. Macacão(caso o piloto não possua, o kartódromo disponibiliza o aluguel pelo valor de R$ 10,00 );
d. Sapatilhas (calçados fechados/tênis); e
e. Balaclava (obrigatório para pilotos com cabelo comprido).

12.2 - Serão recomendados a utilização dos seguintes equipamentos de segurança:
a. Protetor de costelas;
b. Colar cervical;
c. Balaclava;
d. Qualquer outro equipamento de segurança que o piloto julgue conveniente, tais como joelheiras, cotoveleiras, espumas de proteção, etc.

12.3 - Não é de responsabilidade da organização do evento, fornecer o equipamento de segurança obrigatório.

12.4 - A organização se reserva o direito de impedir de participar do evento o piloto que não se apresentar com o equipamento mínimo de segurança descrito no Item 12.1.

12.5 - Os pilotos deverão ter o máximo de cuidado durante as provas ou baterias, pois caso aconteçam acidentes, deverão ser respeitadas as sinalizações com as bandeiras amarela e vermelha. O respeito a estas sinalizações e aos fiscais de pista consideram a segurança de todos os pilotos e o piloto que as desrespeitar será advertido, punido ou até mesmo desclassificado.

12.6 - Deve-se zelar pelos karts que estarão sendo usados. Não será permitido nenhum tipo de irregularidade com os karts provocada pelo piloto como batidas propositais. Se isso ocorrer, a organização aplicará as medidas cabíveis ou até mesmo a desclassificação da equipe.

12.7 - Havendo quebra de qualquer parte do kart que acarrete cobrança por parte do kartódromo, fica estabelecido que é responsabilidade do piloto que ocupou aquele kart quitar o débito correspondente.

12.8 – Durante todo o evento haverá a presença de ambulância e equipe especializada para atender qualquer ocorrência durante o evento. Em situações nas quais não haja a presença de equipe especializada o evento poderá ser postergado ou cancelado.

12.9 - A RA RACING reserva o direito de cancelar qualquer evento nos casos de discordância comercial e/ou falta de condições de infraestrutura/equipamentos do kartódromo e condições climáticas que comprometam a segurança dos participantes. Caso ocorra, a organização se compromete a informar todos os envolvidos em tempo hábil e substituir o local por um segundo. Não havendo a possibilidade de transferir o evento para um segundo local, o evento será cancelado e a organização buscará remarcar o evento posteriormente.

12.10 – O acesso à pista será controlado, somente pessoas autorizadas pela organização da prova poderão ter acesso à pista, devendo os demais permanecer nas áreas determinadas pela organização.

12.11 – Não é permitido qualquer tipo de equipamento eletrônico ou de comunicação entre piloto e equipe. Ex: Alfano, GPS, Celulares, Rádios Comunicadores, relógios de pulso, cronometro, etc.

12.12 – Para comunicação piloto e equipe, será permitida a utilização de placas, que devem ser apresentadas pelo integrante da equipe atrás da grade de proteção da pista, ficando terminantemente proibida a entrada de membros da equipe na área de escape da pista.

12.13 - Piloto que não respeitar a área do box ao entrar com o kart em alta velocidade e tocar nos limitadores da faixa, será punido com o acréscimo de duas (2) voltas no resultado final da prova.

12.14 - A ultrapassagem nos boxes só será permitida se o kart a sua frente apresentar problemas mecânicos e/ou parar, será punido com o acréscimo de cinco (5) voltas no resultado final da prova, caso não seja respeitado este item.

12.15 - Caso seja verificado que piloto parou ou trancou um segundo kart na pista de rolagem dos boxes, sem que tenha existido problema mecânico, a equipe será punida com o acréscimo de cinco (5) voltas no resultado final da prova.

12.16 - É expressamente proibida a fixação de qualquer objeto estranho ao capacete, exemplo, câmeras.

12.17 - A fixação de câmeras na carenagem será permitida. A fixação do equipamento será fiscalizada pela comissão técnica do evento.

12.18 - É expressamente proibida a utilização de coletes que não sejam os disponibilizados pela organização, por parte dos pilotos e equipes. Fica restringida também, a utilização de qualquer artefato vestuário por cima do macacão, levando em consideração que nas 12 horas as equipes podem usar a carenagem como identificação dos seus pilotos. Caso essa conduta não seja respeitada, o piloto receberá a bandeira de box e deverá respeitar a sinalização em até 3 (três) voltas.

12.19 - É proibido acelerar/freiar o kart com a mão, seja puxando o cabo do acelerador ou diretamente no motor. Caso a organização identifique essa conduta, o piloto será advertido. A reincidência, será punida com mais 2 (duas) voltas no total da prova e bandeira de box imediata. Em caso de rompimento do cabo do acelerador/freio, o piloto deve seguir para o box ou abandonar o kart em local seguro fora da pista.


13 – EQUIPAMENTO CHASSI/MOTOR
13.1 - Os karts utilizados nos eventos são de propriedade do Kartódromo, não cabendo à organização do evento a manutenção dos mesmos.

13.2 - Casos de quebras e disparidade de tempos poderão ocorrer durante os eventos e não serão aceitas reclamações.

13.3 - Os karts que sofrerem avarias serão substituídos e/ou reparados durante o evento, podendo ser reutilizados, não havendo a opção de escolha por parte do piloto.

14 – PENALIZAÇÕES
14.1 - Caso uma equipe receba bandeira de advertência da direção de prova, a equipe ficará sujeita a perda de volta(s) no total final da prova, cabendo à direção a avaliação da quantidade de voltas e/ou a aplicação desta penalização.

14.2 – DESCLASSIFICAÇÃO: a desclassificação da prova, por qualquer motivo definido em regulamento, acarretará na desclassificação dos pilotos inscritos na equipe desclassificada. Desta forma, os pilotos integrantes da equipe desclassificada não poderão participar do evento, mesmo que estejam inscritos em outra equipe (kart) que não tenha sido desclassificada. A desclassificação impede que pilotos/equipe (kart) possam voltar para a pista. No caso dos pilotos, não poderão voltar para a pista, mesmo que estejam inscritos em outra equipe (kart).

14.3 – É terminantemente proibida a comunicação entre Pista e Box por meio de qualquer equipamento eletrônico, seja via rádio, telefone móvel ou qualquer outro equipamento de transmissão. O descumprimento desta regra acarretará em DESCLASSIFICAÇÃO da prova, este comunicado será feito através do serviço de som do kartódromo. Será permitida apenas a comunicação via PLACAS.

15 - PREMIAÇÕES
15.1 - Ao final do evento as seguintes colocações receberão premiação:
PosiçãoTítuloPremiação
Campeã02 Troféus
Vice Campeã02 Troféus
Terceira Colocada02 Troféus
Quarta Colocado02 Troféus
Quinta Colocada02 Troféus
Sexto Colocada02 Troféus
Sétima Colocada02 Troféus
Oitava Colocada02 Troféus
Nona Colocada02 Troféus
10ºDécima Colocada02 Troféus
15.1.1 - Serão premiadas com troféus as 5 (cinco) equipes melhores colocadas no grid de largada. (01 Troféu para cada equipe)
15.1.2 - Será premiada a equipe que tiver computada a melhor volta durante a prova. (01 Troféu)
15.1.3 - Será premiada a equipe que tiver computada a volta de parada obrigatória (válida) mais próxima do ideal (00:08:000 ou 00:11:000). (01 Troféu)
15.1.4 – A organização se reserva ao direito de distribuir outros prêmios no dia do evento.

15.2 - Todos os prêmios entregues nos eventos da RA RACING são de posse definitiva do ganhador e cada evento terá sua premiação especificada no regulamento próprio.

15.3 – A organização recomenda que os pilotos participantes da cerimônia de premiação estejam vestindo macacão de competição, ficando proibida a presença no pódio sem tal vestimenta.

16 – CASOS OMISSOS
16.1 - Qualquer ocorrência que não conste neste regulamento será avaliada e julgada pela comissão organizadora do evento.

17 – ORIENTAÇÕES GERAIS
17.1 - A organização RA RACING recomenda que não sejam consumidas bebidas alcoólicas pelos participantes durante os eventos. Caso seja comprovada a embriagues do participante, o mesmo será impedido de competir. Excessos dentro e fora da pista são passiveis de punição.

17.2 - O piloto ao inscrever-se atesta estar ciente e que concorda com as regras e procedimentos definidos nos regulamentos do evento.

17.3 - A comissão organizadora terá todo o direito de alterar o regulamento adicionando adendos ou mudando parágrafos, sempre visando o bom andamento do campeonato, sem prévio aviso. Os embargos auriculares serão despachados necessariamente em consenso pela comissão organizadora. Não sendo possível, sorteio.

17.4 - A RA RACING solicita que a prioridade seja a boa convivência e esportividade entre os participantes. Nossa organização tem o intuito de aproximar todas as pessoas que gostam do esporte.

17.5 - Em todos os eventos organizados pela RA RACING a doação de alimentos será obrigatória por parte dos participantes do evento. O não cumprimento desde item acarretará multa.

17.6 - O contato com a organização pode ser feito por meio do e-mail e telefone:
contato@raracing.com.br, financeiro@raracing.com.br e (48) 991-661-717.

18 - CAMPEONATO GERAL DE ENDURANCES
18.1 - O campeonato GERAL de endurances RA RACING será realizado durante o ano vigente e será constituído por 4 (quatro) etapas.

18.2 - A equipe inscrita receberá um número que será usado durante o campeonato. A equipe usará o mesmo número em todas as provas de endurances do ano vigente.

18.3 - Em casos, nos quais equipes sejam inscritas com o mesmo nome, a numeração fixa da equipe (PLACA) será inserida ao nome, para haver distinção.

18.4 - Caso a equipe não consiga se inscrever para alguma das etapas, o número não será usado por outra equipe.

18.5 - A equipe não poderá trocar de número durante a competição.

18.6 - A equipe ao se inscrever em qualquer um dos endurances RA RACING passará a participar automaticamente do Campeonato GERAL, sem custo para a equipe.

18.7 - Equipes inscritas após a primeira etapa do campeonato de endurances, receberá um numeral ainda não usado.

18.8 - O numeral será atrelado ao responsável da equipe, a alteração de responsável só será permitida mediante analise da organização.

18.9 - Não há restrições com relação a inscrição de pilotos, exemplo: a equipe 12 corre com um conjunto de pilotos no endurance 1, a equipe 12 poderá alterar todos os membros, menos o responsável, no segundo endurance do ano.

18.10 - Fica permitida a alteração do nome da equipe durante o ano.

18.11 - A equipe campeã será a que somar mais pontos durante as 4 (quarto) etapas.

18.12 - Pontuação será a seguinte:
Posição18 Mar - 6H17 Jun - 6H09 Set - 6H09 Dez - 12H
1507090180
2486888176
3466686172
4446484168
5426282164
6406080160
7395979158
8385878156
9375777154
10365676152
11355575150
12345474148
13335373146
14325272144
15315171142
16305070140
17294969138
18284868136
19274767134
20264666132
21254565130
22244464128
23234363126
24224262124
25214161122
26204060120
27193959118
28183858116
29173757114
30163656112
31153555110
32143454108
33133353106
34123252104
35113151102
36103050100
379294998
388284896
397274794
406264692
POLE36912
GRID 22468
GRID 31234
MELHOR VOLTA1111
HORA LIDERADA1111
18.13 - O troféu de campeão será entrega na última etapa do ano (Endurance 12 HORAS).

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